Cozinha

Qual o melhor cooktop de indução de 1 boca?

Qual o melhor cooktop de indução de 1 boca?

Você viu em algum lugar o dispositivo conhecido como cooktop e ficou louquinha para adquirir um, mas logo pensou “qual o melhor cooktop de indução de 1 boca?”.

Bem, vamos te ajudar a resolver essa questão neste post indicando o modelo que melhor se saiu nos nossos testes.

Contudo, vale a pena explicar o que é exatamente um cooktop, quais são as suas principais vantagens, como são utilizados na decoração para que tenha certeza que esse tipo de fogão é o que melhor irá atender, de fato, as suas necessidades.

Veja a seguir mais informações e qual o melhor cooktop de indução de 1 boca.

O que é cooktop?

Traduzido do inglês para a nossa língua brazuca: “fogão”. Mas sem dúvida um tipo diferente de fogão, um que não está atrelado ao forno, como é padrão dos modelos tradicionais.

O cooktop em questão é produzido e comercializado com apenas o painel superior onde ficam posicionadas as bocas que alocam as panelas com os alimentos e emitem calor por meio de indução a gás ou energia elétrica.

Para simplificar é como se cortasse a parte superior de seu fogão tradicional e colocasse sobre uma superfície para cozinhar os alimentos.

Existem dois modelos de cooktop:

  • Cooktop a gás;
  • Cooktop a indução.

Esse último é movido à energia e não produz a chama característica dos fogões a gás. Ele esquenta e transfere o calor para – e somente para – os objetos depositados nas bocas.

As vantagens do cooktop

Prosseguindo com este post sobre qual o melhor cooktop de indução de 1 boca, qual a vantagem desse modelo de fogão em comparação aos tradicionais?

Sem dúvida a vantagem que mais se destaca é a do espaço.

Como não vem atrelado ao forno, o dispositivo se resume a uma placa, um painel a se depositar em uma superfície, na mesa ou balcão de cozinha, ocupa menos espaço do que os modelos tradicionais.

Para quem mora em locais apertados ou deseja uma decoração mais clean, certamente é a melhor opção.

Mas e o forno?

Sim, com certeza é o ponto forte, mas também o ponto fraco. E se quiser assar aquele franguinho? A solução é adquirir um forno elétrico de embutir.

Outro ponto a favor do cooktop é que com ele é possível manter a panela aquecida na mesa.

A praticidade conta também muito a favor desse tipo de fogão.

Por não ser tão grande e pesado como os modelos convencionais ele tem a característica de ser portátil. Você pode instalar em qualquer lugar que tenha uma tomada elétrica, se for o modelo movido a energia.

Pode levar para casa da praia ou até para a casa de amigos.

Qual o melhor cooktop de indução de 1 boca?

Na decoração

Seguindo com este texto sobre qual o melhor cooktop de indução de 1 boca, quais são os atrativos do cooktop em termos decorativo?

Primeiro que ele é ideal para locais a ser decorados com móveis planejados. A mesa da cozinha, ou o balcão, já pode ser projetada para acomodar o painel do cooktop. Dessa forma ele se insere no móvel, no ambiente, de maneira bem mais natural e sofisticada.

Como colocado mais acima, esse tipo de fogão combina perfeitamente com o estilo clean, mais sóbrio, arejado, sem muito volume de informações em um mesmo espaço para não causar cansaço visual.

Ele também acrescenta um toque de modernidade e charme, pois sem dúvida difere do estilo tradicional do preparo de comida e cozinhar em volta de um balcão acrescenta muito em estilo, sem dúvida.

O cooktop de uma boca

Contudo, como fica claro neste post sobre qual o melhor cooktop de indução de 1 boca, o modelo que estamos apreciando é o de apenas 1 boca.

Existem vários modelos de cooktop, de 1,2, 5 bocas etc. Qual seria o diferencial do modelo de 1 boca?

A vantagem que mais salta aos olhos é o preço, sem dúvida mais em conta que os modelos com mais emissores de calor e, principalmente, dos modelos convencionais.

Outro ponto a favor é na hora da limpeza, afinal, só tem uma boca.

Outra vantagem é que é um ótimo modelo de iniciação ao estilo cooktop.

Apesar das vantagens listadas aqui, você pode não se adaptar a esse formato de fogão, há quem prefira as linhas antigas.

Para não correr o risco de fazer um investimento pesado e depois se arrepender, o cooktop de 1 boca é uma boa forma de se familiarizar com o conceito.

Nada impede posteriormente que faça um investimento maior e adquira uma versão com mais bocas.

A desvantagem desse modelo é que terá que esquentar apenas uma panela por vez.

Qual o melhor cooktop de indução de 1 boca?

Definimos o que significa cooktop, explicamos as principais vantagens práticas e decorativas, informamos os prós e contra do modelo de 1 boca, mas agora chegou a hora da verdade: qual o melhor cooktop de indução de 1 boca?

Felizmente podemos dizer que o mercado fornece opções variadas e de ótima qualidade. Melhor: são opções comercializadas em território nacional, não é preciso importar de algum lugar.

São comercializadas em grandes varejistas ou direto de uma unidade das fabricantes localizada em solo nacional.

Bom, os modelos conferidos se saíram muito bem dos testes realizados, mas a proposta aqui é apresentar o melhor, na nossa avaliação, então, não tem como fugir da responsa.

Afinal, qual o melhor cooktop de indução de 1 boca?

O nosso troféu de melhor cooktop de 1 boca vai para o modelo de indução portátil da Tramontina.

Para não ter erro:

  • Tramontina Prime modelo EI 30.

Esse cooktop tem como vantagens:

  • Painel touch. Significa “sensível ao toque”. Portanto, nada daqueles botões enormes de rosquear. Esse estilo deixa o dispositivo ainda mais clean e moderno;
  • Função timer. Essa função programa o tempo de preparo desejado e emite um aviso sonoro quando o tempo se esgota. Ótimo para evitar contratempos na cozinha.

Contudo, é preciso dizer que essas funções e estilo também encontramos nos modelos de outras marcas, entretanto, o que fez a gente bater o martelo a favor do cooktop da Tramontina foi o fator segurança.

Ele conta com a opção de bloqueio do painel para não ativar o fogão acidentalmente, recomendadíssimo ao ter crianças na casa que naturalmente ficam curiosas para mexer em algo  que foge do padrão que se habituaram.

Gostou deste conteúdo sobre qual o melhor cooktop de indução de 1 boca? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!

Deixe seu Comentário