Cozinha

Como escolher a melhor cozinha compacta?

Melhor cozinha compacta

A cada dia que passa, as casas e apartamentos são construídos em espaços menores. De fato, o cômodo mais afetado por essa adaptação é a cozinha. Felizmente, o mercado de móveis acompanha essa necessidade e comercializa móveis para todos os tamanhos de casa. Entretanto, diante de tantas opções, pode ser difícil decidir qual a melhor cozinha compacta para sua casa.

Por isso, a Casa Reformulada separou as melhores dicas para você não errar na escolha. Confira a seguir!

O que é cozinha compacta?

A cozinha compacta, como o próprio nome diz, é uma cozinha com móveis menores do que o comum. Geralmente, os armários das cozinhas compactas são vendidos prontos, como peça única para ser instalado em uma parede.

Embora os esses móveis sejam pequenos, eles são de muita qualidade e permitem que você organize todos os seus utensílios de cozinha; desde os alimentos até os eletrodomésticos. O grande diferencial da melhor cozinha compacta é o aproveitamento de espaço, praticidade e economia.

Atualmente, podemos encontrar móveis de cozinha compacta com 3 a 15 portas, e com 2 a 14 prateleiras. O preço médio de uma cozinha compacta varia entre R$ 300,00 e R$ 500,00 nas principais lojas de móveis prontos.

O mais comum na cozinha compacta é a mistura de móveis térreos e de parede. Assim, é possível deixar mais espaço para circulação, evitando acidentes!

Como escolher a melhor cozinha compacta?

A melhor cozinha compacta é aquela que atende a todas as suas necessidades. Por isso, quando for escolher os móveis, leve em consideração o espaço que você tem disponível, a disposição de eletroportáteis e eletrodomésticos, além dos acessórios como mesa, cadeira e bancada; caso o ambiente seja integrado.

De fato, o móvel deve ser escolhido somente depois que você definir suas prioridades e estilo que deseja para sua cozinha. Confira a seguir as principais dicas para escolher a melhor cozinha compacta!

Leve em consideração o tamanho da sua cozinha

O tamanho da sua cozinha é a principal coisa que deve ser lado em consideração ao escolher os móveis. Então, antes de ir à loja, tenha todas as medidas anotadas; bem como a altura mínima e máxima que cada parte deve ter.

De forma geral, os móveis têm profundidade de 60 centímetros. Entretanto, se sua cozinha for muito estreita, procure por móveis menores. Atualmente é possível encontrar alguns que medem 50 centímetros de profundidade. Acredite, cada milímetro pode fazer a diferença!

Além disso, leve em consideração a medida padrão dos eletrodomésticos. Evite comprar um móvel que se encaixe perfeitamente nos equipamentos que você já tem, pois, caso você precise trocá-los, suas opções ficarão muito limitadas. De forma geral, deixar uma distância de 65 centímetros para o fogão e 75 centímetros para a geladeira, garantirá que você possa escolher entre uma boa variedade de modelos!

Preste atenção em questões básicas de ergonomia

Se você passa bastante tempo na cozinha, é importante que a altura dos móveis da cozinha esteja de acordo com a sua. Por exemplo, a pia deve ficar em uma posição que você não precise se abaixar ou ficar com os braços muito altos para lavar a louça.

Além disso, a altura da bancada deve permitir que você faça suas atividades de forma ereta. Em contrapartida, evite móveis em que você precise se esticar com muita frequência para alcançar alguma coisa. Para isso, a melhor forma é testá-lo em uma loja.

Por fim, evite posicionar o fogão em uma área de passagem e fique atento a direção de abertura da porta da geladeira, sempre dando preferência para que ela não abra na direção de outros móveis ou equipamentos.

Melhor cozinha compacta

Aproveite a decoração para ampliar seu ambiente

Se você pretende que sua cozinha pareça maior do que é, aposte na decoração para dar a sensação de amplitude. Por exemplo, procure usar um revestimento e móveis de cor clara. Além disso, a instalação de espelhos e acessórios de iluminação, trazem amplitude para o ambiente.

Por outro lado, em casas ou apartamentos em que a cozinha é somente um corredor, procure uma forma de integrá-la ao resto de casa. Por exemplo, pode ser interessante transformar uma parede em bancada. Dessa forma, além de ganhar mais um espaço, você terá a sensação que sua casa é bem maior!

Pense na disposição dos equipamentos elétricos

Como já mencionamos, a melhor cozinha compacta é aquela que atende as suas necessidades. Por isso, a maioria delas tem espaço para acomodar a pia, geladeira, fogão e outros equipamentos. Entretanto, é preciso ficar atendo a posição desses aparelhos.

De forma geral, o melhor é que os eletrodomésticos que emitem calor fiquem longe dos de refrigeração; como o forno e geladeira. Dessa forma, prolongaremos a sua via útil. O mais comum é deixar a pia entre esses dois equipamentos.

Outra coisa que deve ser levada em consideração na escolha do móvel  é a disposição das tomadas e encanamentos. Se as entradas de energia e água não permitirem que tudo seja instalado em uma única parede, pode ser melhor investir em móveis modulados ou planejados para montar sua cozinha compacta.

Escolha os móveis de acordo com a sua necessidade

Muitas pessoas têm rotinas e formas diferentes de cozinhar. Algumas, gostam de preparar diversos pratos elaborados e precisam de muitos acessórios; já outros, nem tanto. Por isso, para escolher a melhor cozinha compacta, veja o que é necessário para VOCÊ!

Por exemplo, veja a quantidade de utensílios que você tem e se eles vão caber de forma organizada no móvel. Para isso, ao escolher, pense em como dispor o que você já tem ou precisará ter em sua cozinha. Assim, dificilmente você se arrependerá da sua compra!

Use a criatividade para criar a melhor cozinha compacta

Por fim, a criatividade pode transformar qualquer ambiente em um lugar fantástico. Afinal, mesmo que sua cozinha seja pequena, ela pode ser bastante funcional e aconchegante.

Não se esqueça de colocar a sua personalidade no cômodo, quer o seu estilo seja clássico, industrial ou minimalista. Dessa forma, você poderá ter a melhor cozinha compacta!

Deixe seu Comentário