Nem todo utensílio é igual. Veja, neste post, algumas dicas para escolher o melhor escorredor de louça para as suas necessidades!
Isso mesmo, não existe um único, uma inquestionável unanimidade em se tratado de escorredor de louça, mas vários modelos que se adéquam ao perfil de diferentes tipos de usuários.
Como bem sabe, tem pessoas que moram sozinhas, com familiares, só com a esposa, com filhos, enfim, a quantidade de pessoas naturalmente irá refletir na quantidade de utensílios domésticos a ser colocado nos escorredores.
Para não ter problemas como uma pilha de louça indomável sobre o escorredor, caindo pelas beiradas ou em uma situação tão delicada que um bater de asas de uma mosca próxima da pilha poderá ser o suficiente para desmoronar a montanha, o ideal é escolher o escorredor adequado à demanda diária que tem de louça.
Uma escolha inadequada também pode acarretar situação como um ter um grande escorredor que mais ocupa espaço do que organiza a louça disponível, isto quando esta é tida como pouca.
E qual o problema da pessoa não ter um escorredor de prato?
Nada impede ninguém de viver sem, claro, mas perderá em praticidade e até em custo benefício.
Uma louça simplesmente empilhada sobre a mesa vai ocupar muito espaço, demorará mais para secar e correrá o risco de ser danificada com o peso excessivo ou com eventuais quedas ocasionadas pela aglomeração caótica.
Motivo não falta, portanto, para investir em um escorregador, mas como saber qual é o melhor escorredor de louça?
Conheça os principais tipos e para quais perfis são indicados a seguir.
Confira!
Os tipos de escorredores de louça
Veja quais são os tipos de escorredores de louça mais comuns e para o tipo de público que melhor se direcionam.
Tapete escorredor de louça
Os tapetes de escorredor de louça, também chamados de esteiras, são feitos de plástico, microfibra ou silicone. Se trata de um tipo de esteira que se estende ao lado da pia na qual se coloca a louça.
Essa esteira costuma não ter divisórias, por isso pratos, talheres, copos acabam ficando um por cima dos outros. Naturalmente nesse modelo de pilha a louça demora mais para secar.
Logo esse modelo de escorredor não é o mais indicado para quem tem muita louça diária para lavar, mas para quem tem pouca.
Portanto, a esteira será o melhor escorredor de louça para pessoas solteiras que moram sozinhas ou para ambientes que raramente se utiliza louça.
Escorredor tradicional
Como o nome já diz, o modelo tradicional, o mais conhecido, o mais usado. É uma espécie de cesta que pode ter um ou dois andares nos quais pode reservar espaços específicos para secagem de pratos, talheres e copos.
A vantagem desse modelo é que ele pode ser movido, junto com a louça, para o lugar que julgar mais conveniente na hora que quiser.
Esse é o melhor escorredor de louça para quem tem muitos utensílios para lavar.
Logo casais com filhos e outros parentes é o público alvo mais indicado para usar esse modelo.
Escorredor de louça de parede
A grande vantagem desse escorredor é que ele não ocupa espaço na pia ou na bancada. Utiliza um espaço normalmente sem utilidade que não seja a decorativa, as paredes.
Há vários modelos de escorredores de parede para se adequarem em diferentes configurações de cozinha.
São fáceis de serem colocados na parede e costumam vir com as peças necessárias para fazer o encaixe.
Contudo, não é a opção mais indicada se tiver muita louça para lavar. O peso que comporta não é muito elevado até por questões de segurança. Para melhor encaixe, peças muito grandes não são recomendadas.
Ou seja, será o melhor escorredor de louça aos que tiverem pouca louça suja para lavar, um casal sem filhos, solteiros, etc.
Escorredor de louça para pia
É uma opção de escorredor ainda não muito popularizada no Brasil. É um modelo que se encaixa na cuba da pia.
Tal localização é vantajosa porque deixa mais espaço na bancada e também é prática, pois a água que escorre da louça cai diretamente na pia.
Contudo, sua capacidade de armazenamento não é grande coisa, até porque tornaria a área de queda da água da torneira impraticável. Por isso se trata de mais uma opção recomendada para quem não gasta mais de 15 minutos diários lavando louça.
Materiais
Os modelos também variam em relação aos materiais. Há escorredor de plástico, aço, até de bambu.
Pelo nosso entendimento os de feito em aço são os melhores, porque são mais resistentes. Os de plástico, apesar de terem a vantagem de ter várias cores, não suportam muito peso e com o passar do tempo ficam com aspecto encardido.
Por isso, prefira escorredores de louça inox.
Escorredores de louça
Veja algumas opções de marcas e modelos de escorredores.
Tapete Trium
É o modelo tapete mencionado acima. O da Trium é feito de PVC e tem aberturas em toda a sua extensão para facilitar o escoamento da água.
É prático de guardar, pois pode ser enrolado e colocado em uma gaveta, por exemplo. Entretanto, lembre-se de guardá-la somente quando estiver seco.
Escorredor para pia Coza
Seguindo com as opções para o melhor escorredor de louça as suas necessidades. Esse aqui é o modelo embutido na cuba da pia.
O modelo da marca Coza é feito por um plástico bem resistente e consegue suportar talheres e copos sem problemas. É encaixável em todas as pias tradicionais.
Uma vantagem desse escorredor é que ele pode ser usado para separar e lavar alimentos, como salada.
Escorredor de louças Nobilitá
É o do tipo ideal para famílias grandes. Feito de aço inox, tem tamanho considerado maior em relação aos convencionais do gênero. Por isso, é preciso contar com espaço razoável na bancada para colocar esse escorredor.
Mas sem dúvida se sofre com organização de louça em grande quantidade não há modelo mais indicado. Acomoda até 14 pratos e 8 copos.
Outro diferencial é o porta-talher, removível.
Gostou deste conteúdo sobre melhor escorredor de louça? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós e fazem toda a diferença.
Deixe seu Comentário