Uma das mais sabias decisões ao decorar interiores é saber escolher a melhor mesa de jantar. Afinal, ela tem um papel central dentro da sala, visto que todos os presentes estarão ao seu redor. Seja para ocasiões sociais, conversas entre amigos, encontros casuais e, claro, aqueles jantares especiais.
Em todos os casos, esses momentos podem ficar mais inesquecíveis se você seguir algumas dicas básicas antes de fazer qualquer investimento. Para isso, criamos este artigo sobre como escolher a melhor mesa de jantar para você. De quebra, ainda temos um tópico sobre como escolher o modelo na medida da sua sala.
Fatores para escolher a melhor mesa de jantar
Antes de analisar nossas dicas para comprar a melhor mesa de jantar para sua casa, confira a seguir algumas sugestões valiosas referentes a fatores que influenciam na compra de qualquer móvel.
Avalie bem o local de instalação
Como primeiro fator para acertar na escolha da melhor mesa de jantar para sua casa, além do formato, você precisa avaliar o local onde instalará a mesa. Como dica essencial, você pode posicioná-la no centro, mas ambientes integrados também permitem uma posição adequada para a continuação de bancadas na cozinha.
Confira o acabamento da peça
Para agregar mais valor ao ambiente e conferir uma decoração refinada, o acabamento da mesa precisa estar adequado às atividades do local e ter muita praticidade. Assim, avalie essas características fundamentais antes de escolher em qual material você vai investir.
Pesquise as cores disponíveis
Para acertar em cheio na escolha da melhor mesa de jantar para sua casa, procure observar os tons presentes no ambiente. Afinal, além da questão harmônica, vale lembrar que você pode deixar as refeições ainda mais agradáveis e divertidas.
Escolhendo o tipo de cadeira
Neste caso, a regra costuma seguir a mesma que a escolha da mesa. Aliás, o importante nestas peças é a presença de praticidade e conforto, mas o formato também pode ser vital suas visitas.
Definindo o formato da mesa
Ao certo, as formas de mesas arredondadas são perfeitas para que possui ambientes compactos. Por outro lado, se puder você pode investir nas clássicas mesas retangulares, desde que elas tenham um tamanho adequado à sala. Para isso, siga a regra que determina cerca sessenta centímetros de espaço para uma circulação de pessoas confortável.
Qual modelo faz a melhor mesa de jantar?
Embora escolher a melhor mesa de jantar para simples, a opção errônea vai dar dor de cabeça para você. Sendo assim, a seguir vamos abordar alguns tipos de mesa mais comuns no mercado, como a quadrada, a retangular e a redonda.
A melhor mesa de jantar quadrada
Conforme já citamos, esses formatos tendem a complicar a vida de quem tem ambientes pequenos. Isso porque a circulação pode ficar muito comprometida. Além do mais, elas não apresentam mais liberdade em relação à quantidade de assentos.
Assim, sobram apenas duas opções: você pode investir numa mesa quadrada pequena, com quatro lugares, ou aposta em modelos maiores, para caberem oito cadeiras. Ainda assim, você pode encostar um dos lados na parede para melhorar a circulação de convidados.
As mesas retangulares
Conforme você já notou os modelos retangulares podem ser encostados em paredes. No entanto, além de serem comuns, a dica é fazer o encosto pela cabeceira. Assim a técnica garante maior fluidez de pessoas e ainda garante mais superfície acessível para seus convidados.
Enfim, para a experiência ser mais confortável, indicamos que o ideal para as mesas retangulares é apresentar uma largura mínima de oitenta centímetros. Em todo caso, esse comprimento pode variar de acordo com o número de lugares e o tamanho da sala.
Mesa de jantar redonda
Para fechar este tópico, vamos falar das mesas redondas. Afinal, elas são perfeitas para ambientes de tamanho médio, pois ainda não interferem tanto na circulação de pessoas. Além do mais, esses modelos contribuem para uma maior interação entre as pessoas.
Nesse sentido, vale a pena a posição em locais de áreas externas, como salas de visita com home cinema, varandas gourmet e até sacadas. Ainda assim, uma vantagem de certos modelos é o de ter um centralizado, aumentando o conforto pela ausência de pernas esbarrando umas nas outras.
Em todo caso, elas também podem possibilitar a colocação de lugares extras para acomodar mais pessoas. Isso porque a ausência de quinas deixe a peça mais segura. No entanto, se sua sala for pequena demais, ela pode ser um problema, pois deverá ficar afastada de paredes visando manter uma área de circulação agradável para suas visitas.
Enfim, inconveniente maior que esse só mesmo as mesas redondas que são enormes. Isso porque elas não vão facilitar a interação entre as pessoas, visto que vão mesmo é dificultar isso. Afinal, quem estiver em posições opostas terá que gritar para ouvir um ao outro.
Escolhendo as cadeiras de jantar
Agora que você já está mais por dentro de como escolher a melhor mesa de jantar para sua casa, é hora de agregar valor à decoração escolhendo as cadeiras certas. Nesse sentido, há até quem não aprove a compra de conjuntos prontos. Até porque tira a liberdade criativa na decoração e ainda deixa tudo meio monótono, tanto nos materiais quanto nas cores.
De um jeito ou de outro, isso é fácil de resolver. Ou seja, procure misturar cadeiras de diferentes linhas e cadeiras. Claro que você precisaria ter bom gosto ou uma assessoria para tal. Ao certo, estamos aqui para poupar tempo, pois temos truques para ajudar você nessa missão.
Como regras gerais, evite combinar cadeiras de tamanhos diferentes, pois a maior vai sempre atrair mais as atenções. Além do mais, a altura dos encostos também precisa estar no mesmo nível, se possível.
Para fechar nosso artigo sobre qual pode ser a melhor mesa de jantar para sua sala, lembre-se de que peças coloridas também chamar muito a atenção no ambiente. Assim sendo, para salas de jantar integradas a uma cozinha, procure adequar peças e acessórios com a mesma tonalidade por todo o espaço para unificar a decoração.
Deixe seu Comentário