Cama, Mesa e Banho

Densidade do colchão: o que é e como avaliar?

Densidade do colchão

A densidade é a característica que mede a quantidade de matéria-prima usada para a composição da espuma de um colchão. Dessa forma, podemos afirmar que quanto maior a densidade do colchão, mais matéria-prima concentrada esse produto possui.

A densidade do colchão

A densidade do colchão se refere exatamente a quantidade de matéria-prima em uma espuma de colchão. Isso porque as diferentes densidades foram desenvolvidas visando atender as necessidades de conforto e até mesmo adaptação ao biotipo do consumidor.

Além disso, o uso de um colchão com densidade inadequada às características em que é aplicado certamente oferecerá problemas como desconforto no sono e até má conservação do produto. Um colchão de baixa densidade em condições que exigem alta densidade acabará por danificá-lo.

Existem diferentes densidades no mercado, visando atender melhor a cada necessidade particularmente. Dessa maneira, citaremos algumas das principais variedades:

  • D28;
  • D33;
  • D40.

Além dessas citadas acima, ainda existem outras densidades inferiores, sendo que essas são as mais comumente usadas e encontradas no mercado. Entretanto, os classificados abaixo do D28 são menos densos e mais indicados para uso de crianças e até mesmo bebês.

Quanto menor a densidade, mais macio e mais ar há entre a espuma. Em contrapartida, quanto maior a densidade, mais firme e consistente um produto é, e menos macio ele acaba se tornando. É importante lembrar que qualquer dúvida pode ser tirada com um vendedor qualificado.

Densidade D28

Sendo esse nível de densidade um dos mais populares e mais comprados no mercado, é especialmente indicado para o uso de adolescentes e adultos. Dessa forma, precisa ser observado a altura e o peso de seu usuário.

É ideal para pessoas que possuam altura até 1, 50 metros e que pesem entre 50 à 60 quilos. No caso de pessoas mais altas, a proporção fica sendo para pessoas de 1, 60 até 1, 90 metros e que pesem na faixa de 70 a 80 quilos.

Da mesma forma, é indicado para pessoas com estatura acima de 1, 90 metros e que possuam um peso entre 80 e 90 quilos. Assim sendo, o colchão com densidade D28 será usado oferecendo conforto e durabilidade para os seus usuários.

Além disso, dentro de cada uma das densidades específicas, existem espumas de diferentes qualidades. Vale lembrar que para o uso diário é sempre ideal investir em uma espuma de alta qualidade.

As espumas de qualidade mais baixa são indicadas apenas para uso esporádico, como em casas de veraneio, casas de campo ou qualquer lugar que se possa habitar temporariamente.

Densidade D33

Essa é talvez a densidade de colchão mais popular no mercado, sendo que a sua indicação de uso se enquadra nos biotipos mais comuns. Dessa forma, é possível encontrar essa espuma com diferentes qualidades no mercado, inclusive algumas de altíssima qualidade.

A indicação é para pessoas que possuam estatura entre 1, 50 e 1, 60 metros, e que pesem cerca de 80 até 90 quilos. Dessa maneira, as pessoas com estatura entre 1, 60 até 1, 80 metros e que possuam peso de 90 até 100 quilos podem também utiliza essa densidade com grande conforto.

Já as pessoas que possuem altura acima de 1, 80 e que pesem entre 100 até 120 quilos também podem fazer uso desse produto com grande conforto e durabilidade. Da mesma forma, vale lembrar que a qualidade da espuma é fator determinante na sua durabilidade e até no conforto.

Espumas de qualidade inferior devem ser usadas esporadicamente, a fim de evitar que o seu estado de conservação seja danificado e que o conforto também acabe sendo prejudicado.

Densidade do colchão

Densidade D40

Essa densidade também possui grande procura no mercado, e a sua durabilidade é considerada alta em virtude de sua maior resistência e consistência. Em casos de uso esporádico, esse produto pode ter uma vida longa, tão longa que pode durar a vida toda sem necessidade de substituição.

A indicação da densidade D40 é ideal para pessoas que tenha uma altura que vai de 1, 60 até 1, 80 metros, e que possuem peso entre 90 e 100 quilos. Da mesma forma, pessoas com estatura entre 1, 70 até 1, 80 metros e com peso que vai de 100 até 120 quilos também podem usá-lo.

Além disso, as pessoas que possuem uma estatura acima dos 1, 90 metros e que possuam peso dentro de uma faixa que vai de 120 até 150 quilos também podem usar esse produto desfrutando de um bom conforto e durabilidade.

Vale lembrar também que a qualidade da espuma vai variar conforme o fabricante e o modelo, e que um colchão de alta qualidade poderá ser usado com grande conforto e por um longo período de tempo. Já espumas mais simples devem ser empregadas em uso esporádico.

Densidade D45

Essa é a densidade que possui maior concentração de matéria-prima em um produto, e por conta disso possui uma enorme consistência e uma maciez mais baixa. Assim sendo, essa densidade foi desenvolvida para o uso de pessoas que possuem maior concentração de peso corporal.

A indicação de uso dessa densidade é para pessoas de estatura que vai de 1, 60 até 1, 70 metros e que pesem entre 100 à 120 quilos. Da mesma forma, pessoas que possuem estatura que vai de 1, 70 até 1, 90 metros e que pesem entre 120 até 150 quilos podem também usufruir desse modelo.

Assim sendo, será possível usar um colchão que vai oferecer conforto e certamente também terá uma longa durabilidade. Lembramos que além da densidade, assim como os anteriores é importante levar em consideração a qualidade da espuma que se está adquirindo.

Outras densidades

Além dessas densidades do colchão que foram descritas e detalhada acima, existem outras que são menores que vão desde o D18 até o D26. Essas modalidades foram desenvolvidas para atender desde bebês recém-nascidos até jovens adolescentes.

O D18 e o D20 são ideais para serem usados por bebês, e já o D23 pode ser usado para crianças que possuam um peso que vai até os 50 ou 60 quilos. Da mesma forma, a densidade D26 pode ser usada  por adolescentes e jovens que pesam entre 50 até 70 quilos.

A variedade da densidade do colchão disponível no mercado é enorme, e pode atender a qualquer pessoa em qualquer situação e circunstâncias. Para isso, basta ir até um estabelecimento e encontrar um vendedor que conheça bem esses produtos para que as opções corretas sejam oferecidas a você.

Deixe seu Comentário