Infantil

Melhor berço: confira 9 dicas para não errar!

Melhor berço

Seu bebê já está quase chegando. Nesse sentido, você já tem tudo comprado, como as roupinhas, as faldas e toda a decoração. No entanto, se ainda precisa procurar pelo melhor berço do mercado para tudo ser perfeito, este artigo é para você.

Até porque esse móvel será o responsável por mantê-lo seguro durante horas e horas. Ou seja, é no berço que seu neném passará grande parte de suas primeiras horas de vida. Assim, para esclarecer as muitas dúvidas que você deve ter sobre o produto, vamos ajudar você a investir no melhor berço do mercado.

Características para escolher o melhor berço para seu bebê

Seja para dormir ou desenvolver-se, é aqui que seu filho vai passar muito tempo. Por isso, o móvel não pode ser escolhido de forma aleatória. Aliás, o melhor berço para recém-nascidos precisa ter muito mais do que segurança.

De qualquer forma, listamos a seguir várias dicas e sugestões úteis para você mostrar ao vendedor que sabe muito bem o que está comprando. Isso porque cada detalhe e cada modelo faz a diferença nos próximos anos de vida dos bebês.

Observe a segurança

Conforme já citamos, o primeiro ponto a ser analisado é a segurança do berço. Por isso, cheque a até a qualidade do material e se o modelo escolhido segue a todas as normas exigidas pelo Inmetro, como altura e largura.

Em linhas gerais, saiba que a distância adequada entre as ripas precisa ter seis centímetros, para que a criança não prenda pernas ou braços. Além do mais, a distância entre as laterais e o estrado precisa ter no máximo três centímetros.

Tamanho e praticidade de montagem

Para avaliar este quesito, procure perguntar na loja se algum atendente pode montar o berço na sua frente. Assim, além de evitar que você tente e arrume problemas, é possível ver sua praticidade e ainda tirar mais dúvidas sobre segurança.

Sem contar que o melhor berço para você ter em casa é aquele que se adequar ao espaço livre do quarto. Nesse sentido, ainda vale levar em conta o tamanho do seu bebê ou se sua família adora viajar, pois modelos desmontáveis podem ser ótimas opções.

A questão da economia

Para finalizar este tópico sobre as características adequadas do melhor berço para seu bebê, deixamos a questão financeira por último. Isso porque, apesar de ser um fator que tem relação com o orçamento familiar, vale a pena investir um pouco mais num modelo para garantir que a integridade do recém-nascido siga sempre intacta.

Como escolher o melhor berço do mercado?

Antes de escolher o melhor berço para seu bebê, é preciso analisar as marcas e modelos disponíveis no mercado. Entretanto, você precisa avaliar se o produto escolhido atende a uma série de normas. Para tirar essas e outras dúvidas, confira a seguir um pequeno passo-a-passo para que o melhor berço do mercado seja o do seu filho.

Invista no modelo ideal para a sua necessidade

Em primeiro lugar, saiba que o mercado oferece diversos modelos de berços, a exemplo das linhas com acessórios acoplados, como trocadores, cômodas, armários e gaveteiros. Além do mais, existem os modelos desmontáveis e os que viram mini-camas.

Vale destacar também os berços que vêm com eficiente sistema anti-refluxo, e até mesmo os de diferentes níveis de grade móvel e estrado. Em todo caso, o melhor berço para você pode ser aquele encomendado em lojas especializadas e a partir de medidas específicas.

Até que idade seu bebê precisa do berço?

Entre um e dois anos, algumas crianças já podem ter uma cama com grades laterais, embora outras costumem fazer a mudança segura apenas com três anos de idade. Já em relação a berços desmontáveis, nossa dica é ficar sempre atenta às indicações impressas na embalagem do produto.

De qualquer forma, de acordo com pediatras, a mudança para uma cama vai depender se a criança já consegue dormir à noite toda. Caso contrário, você pode receber a visita do seu filho todas as noites no seu quarto.

Melhor berço

Qual selo garante a qualidade de um berço?

No fim do ano de 2012, todos os berços infantis importados ou fabricados no país tiveram que mudar seus projetos. Isso porque eles passaram a se adequar às exigências do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, o Inmetro.

Além do mais, desde o ano de 2014 esse selo é uma garantia obrigatória para quem comercializa berços. Assim, além de o melhor berço precisar de pontos positivos, ele precisa ter o aval do Inmetro, instruções de como montá-lo e vir com manual de instalação em português.

Investindo num berço feito por marceneiro

Neste caso, o melhor berço para você vai precisar seguir todas normas de segurança que já citamos no artigo. Para isso, basta passar as normas da ABNT e passar as especificações para o profissional. No entanto, fique atenta também ao tipo de tinta empregada na pintura e se há a presença de produtos que causam alergia.

Isso porque ela precisa ser atóxica. Em linhas gerais, ela não pode ter na composição a presença de metais pesados. Aliás, lembre-se também de verificar se as ripas de madeira estão em ótimo estado, assim como a qualidade dos parafusos.

Berços desmontáveis podem ser usados diariamente?

Segundo pediatras e médicos especialistas em segurança infantil, não há problema aparente na questão do uso corriqueiro de berços desmontáveis. No entanto, o alerta fica conta dos cuidados relacionados às etapas de montagem e acondicionamento do produto. Isso porque o acúmulo de umidade e poeira podem causar problemas de saúde ao recém-nascido.

É seguro comprar berços usados ou pegar emprestado berços antigos?

Em linhas gerais, móveis como os berços não apresentam prazo de validade. Contudo, aposte no seu bom senso para investir apenas em produtos que têm muitos anos de fabricação. Até porque eles deverão estar fora das normas de segurança dos dias de hoje.

Em todo caso, vale sempre a pena verificar as atuais condições do móvel, checando itens como tinta desbotando, parafusos frouxos, presença de fiapos e integridade da madeira. Assim sendo, se você colocar tudo isso em dia, o melhor berço para você pode ser reaproveitado com segurança.

Deixe seu Comentário