O cooktop se tornou um sonho de consumo para muitas pessoas que desejam ter o melhor da tecnologia em sua cozinha. Esse tipo de fogão traz diversas vantagens e também é muito eficiente para o preparo de alimentos. Pelo seu modo de funcionamento ele se torna mais seguro do que os fogões a gás. Saiba qual o melhor cooktop de indução de 2 bocas do mercado!
Existem diversas marcas e modelos de fogões cooktop, para escolher a melhor o cliente considera algumas características importantes, as quais devem ser analisadas e comparadas entre as principais marcas. Alguns aspectos como o revestimento a superfície, a resistência, a potência e a durabilidade estão entre as principais características analisadas na hora de escolher pelo melhor cooktop.
Funcionamento do Cooktop de indução
Existem cooktops de 4 ou 2 bocas. Os de 2 bocas são os chamados portáteis, pois são fáceis de carregar e perfeitos para levar à casa de praia, acampamentos, ou fim de semana na beira da lagoa. O modo de funcionamento deste tipo de fogão á muito mais seguro do que os que usam chamas, além disso não corre o risco de causar danos às panelas.
A indução eletromagnética é ativada a partir da ativação do campo magnético que é gerado ao colocar a panela sobre sua superfície. Não há chama, o uso do calor é transferido para o recipiente, proporcionando o aquecimento uniforme do alimento. Para que seja ativado o campo magnético é necessário que a panela possua o fundo de algum material que gere o campo magnético. Portanto, panelas de metal, aço inoxidável ou de ferro são as mais utilizadas. Os recipientes de barro, cerâmicas ou mesmo de alumínio não são indicadas por não induzirem o campo eletromagnético. Os cooktops de 2 bocas normalmente funcionam ligados a 127Volts.
Para saber se a panela pode ser utilizada e realizará a indução do campo magnético você pode realizar alguns testes. O mais indicado é utilizar um imã, caso você verifique que há atração do imã pelo metal, então a panela é perfeita para ser utilizada nesse tipo de fogão. A geração do campo magnético gera ondas que aquecem o alimento. Desta forma não há necessidade de uso de botijão de gás para acender as chamas. A indução de calor é feita apenas dentro da panela, portanto a superfície do fogão não aquece.
Vantagens do fogão Cooktop por indução
Além de esquentar o alimento uniformemente, o fogão cooktop por indução pode ser ajustado a intensidade e a temperatura ideal para cozimento. Sendo assim, há maior eficiência para o cozimento dos alimentos e menor risco de “passar do ponto”. Esse tipo de fogão aquece mais rapidamente, e a superfície resfria automáticamente com a retirada da panela.
Outra vantagem é o fato de a superfície ser extremamente fácil de limpar. O fogão não aquece, pois transfere o calor integralmente para a panela. Sendo assim, mesmo após o uso, você pode limpar sem medo de queimar-se.
Outrossim, o fogão gera grande economia para o seu usuário, o qual não precisa gastar com fornecimento de gás para cozimento de alimentos. A tecnologia também reduz os gastos com energia elétrica, pois ao ter maior eficiência ao fornecer calor para cozinhar os alimentos, reduz o tempo necessário para que sejam cozidos. Ao retirar a panela, automaticamente a boca do fogão “desliga”, e isso evita o desperdício de calor.
Os modelos portáteis podem ser instalados em qualquer superfície plana. Entretanto os modelos maiores necessitam de instalação por técnicos especializados, a fim de instalar o fogão na rede elétrica conforme a capacidade exigida pelo modelo. Por isso uma das maiores vantagens do modelo portátil de cooktop 2 bocas é a mobilidade que este oferece. A única novidade desse tipo de cooktop é o barulho para seu arrefecimento, o que pode causar algum estranhamento.
Como escolher qual o melhor cooktop de indução de 2 bocas
Algumas marcas com preços mais acessíveis como a Fischer fornecem duas bocas de tamanhos diferentes, no entanto funciona a 220 Volts. Deste modo o custo benefício quanto à economia de energia pode não ser tão atraente. Apesar de ser mais barato, a durabilidade da marca não é das melhores, entretanto é uma opção muito viável, caso seu destino não seja para uso profissional intenso.
Com maior durabilidade e resistência o modelo da Electrolux é um forte candidato. Cada boca de indução custa por volta de mil reai, entretanto a sua qualidade se mostra muito superior, oferecendo o melhor custo benefício para o consumidor. A marca é reconhecida pela qualidade em outras tecnologias, com grande conceito para a venda de eletrodomésticos, o que reforça o quesito da marca ser uma das melhores do mercado.
Os coocktops da marca Fogatti também prometem um bom desempenho e valores um pouco mais acessíveis. Por se tratar de uma empresa especializada em fogões, eles oferecem diversos modelos, e alguns são mais simples, no entanto mantém a qualidade.
A famosa marca de utensílios para cozinha Tramontina também está entre as melhores opções na hora de escolher o melhor cooktop. Com designs inovadores e o uso de superfícies inoxidáveis, os fogões por indução da Tramontina oferecem um toque gourmet para a sua cozinha. O estilo combinado com a qualidade indubitável dos produtos dessa marca são a melhor opção para quem deseja obter o melhor fogão por um preço justo e com garantias.
Qual o melhor cooktop de indução de 2 bocas de preço acessível
Outras marcas com valores bem mais acessíveis, como cooktop Cadence são uma alternativa para quem deseja adquirir por um preço menor e para uso menos intenso, em vista da maior simplicidade do equipamento. Esses fogões podem ser feitos com materiais mais frágeis, porém com o uso e cuidados necessários o fogão pode ter grande durabilidade e o melhor custo benefício.
Cuidados com o cooktop
Apesar de não ter grades para sustentação da panela, eles são muito resistentes. Contudo, antes de utilizar verifique qual o peso máximo recomendado, que o seu fogão pode suportar. Além disso, fique atento ao uso de abrasivos para limpeza, esponjas de aço, para não danificar a superfície. Gostou das dicas? Agora basta escolher qual o melhor cooktop de indução 2 bocas para você!
Deixe seu Comentário