Praticidade na hora de lavar a louça é algo que realmente chama a atenção de muitas pessoas. Com intuito de otimizar o tempo e agregar modernidade ao ambiente, escolher qual é a melhor lava-louças pode ser um processo mais detalhado do que se imagina. Confira!
Lava-louças
Mesmo que não seja um dos eletrodomésticos indispensáveis e muito necessários em uma cozinha, a lava-louças com certeza tem o seu valor. O motivo de ser tão desejada, é justamente a praticidade que oferece para quem reside no local.
Afinal, ninguém gosta de passar uns bons minutos esfregando e retirando a sujeira presente nos utensílios domésticos. Por conta disso, a máquina lava-louças tem diversos benefícios e características que tornarão a rotina muito mais fácil!
Em relação ao consumo
Um grande mito que circula o produto e que dificulta na hora de escolher qual é a melhor lava-louças, é o fato de alegarem que a máquina consome uma enorme quantidade de luz. No entanto, o seu consumo é de 0,98 kW/h.
Ou seja, é algo bem inferior ao chuveiro elétrico, por exemplo. Para ter uma ideia melhor, é muito mais inferior, até mesmo, do que o ar-condicionado. O motivo é que, como as lavagens ocorrem em ciclos de 30 minutos a 3 horas, mesmo que não tenha um consumo energético tão alto, ainda é válido consultar o consumo associado ao aparelho escolhido.
Além disso, como se trata de uma moderna tecnologia, as lava-louças usam cada vez menos água para executar o processo adequado de limpeza. Dessa forma, o recurso hídrico utilizado para lavar os pratos e demais utensílios, é inferior ao da torneira.
Isso significa que a lavagem tradicional na pia, chega a gastar 45 litros de água. Já no aparelho de lava-louças, quando a lavagem é realizada, consome em torno de 13,50 litros. Dependendo, inclusive, da máquina escolhida, a economia pode chegar até 70% ou um pouco mais.
Benefícios
A partir do momento em que se escolhe qual é a melhor lava-louças, é possível notar uma série de benefícios que são muito pequenos quando a lavagem ocorre na torneira tradicional. Entre eles:
- Agilidade, dependendo da quantidade de louça;
- Água de temperaturas diferentes;
- Possibilidade de secagem;
- Maior higienização.
Com o intuito de agregar muito mais praticidade na lavagem, a máquina lava-louças torna muito difícil o processo de voltar a realizar as lavagens em pias tradicionais, já que otimiza o tempo e dispõe de uma limpeza muito mais profunda.
Como escolher qual é a melhor lava-louças?
Para fazer a escolha certa, é preciso levar em conta alguns pontos que poderão fazer toda a diferença no resultado final do processo.
1. Tamanho
Como todo eletrodoméstico que será adquirido, é preciso, antes de tudo, se certificar de que ele caberá no local de instalação. Por isso, não há nada de errado em medir o espaço reservado, medir a lava-louças e analisar.
Até mesmo porque, para realizar a instalação, é preciso que tenha um ponto para entrada de água e outro ponto para saída. Logo, todos esses fatores precisam ser analisados com a estrutura de instalação.
2. Moradores do local
Se você mora sozinho ou com outra pessoa, até aí está ok. Porém, de três pessoas para mais, já é preciso avaliar muito bem qual o tamanho e quantidade de louças que a lavadora suporta. Assim, converse com um consultor e contabilize com calma a quantidade de peças para lavar.
3. Decoração da cozinha
Para garantir um ambiente esteticamente agradável, levar em conta a decoração do ambiente é muito importante na hora de decidir qual é a melhor lava-louças. O motivo é que o design é algo muito importante para harmonizar o ambiente.
Ou seja, se todos os aparelhos forem de inox, a lava-louças ficará muito mais bonita se também for de inox. Assim, basta analisar o ambiente e buscar o equipamento mais próximo possível da decoração.
4. Marca
A marca, como sempre, é algo que conta muito na hora de escolher um eletrodoméstico. Um equipamento barato demais, pode significar um gasto muito maior a curto ou médio prazo. Portanto, opte sempre por marcas consagradas.
Caso ache que o valor está muito salgado, procure algo de qualidade semelhante e um valor mais acessível. Ainda assim, sempre calcule o custo versus benefício.
Principais tipos de lava-louças
O que muitas pessoas não sabem, é que existem outros tipos de lava-louças que podem deixar o ambiente muito bonito e garantir enorme eficácia. São eles:
- Lava-louças de chão;
- A Lava-louças de pia;
- Lava-louças embutida.
Muitas pessoas acham que a lava-louças de chão é instalada literalmente no chão da cozinha. No entanto, o que ocorre é que ela é instalada em baixo do armário ou na pia. Isso garante maior espaço nas superfícies e um eletrodoméstico mais discreto.
Já a lava-louças de pia pode ser considerada um modelo mais leve e discreto. Como o próprio nome sugere, é instalada em cima da pia e é perfeito para quem procura algo menor por possuir pouco espaço, ou simplesmente por julgar mais belo e melhor.
Por último, a lava-louças embutida é, considerada por muitos, o modelo mais bonito. Esse modelo da máquina é perfeito para quem se interessa em montar uma cozinha com móveis planejados e garantir um visual futurista e arrojado.
Dicas adicionais
Se ainda restam algumas dúvidas na hora de escolher qual é a melhor lava-louças, saiba que é possível decidir isso através da quantidade de membros que residem em um local. Para ficar mais claro, acompanhe:
- Pessoas que moram sozinhas ou casais: lava-louças com 6 serviços.
- Locais com 3 ou 4 pessoas: lava-louças de 8 e 10 serviços.
- Ambiente com 5 pessoas ou mais: lava-louças de 12 e 14 serviços.
Importante frisar que conforme a quantidade de serviços aumentam, também aumenta o tamanho da lavadora e a sua potência. Mesmo a lavadora mais pequena, pode ter uma ótima potência. Porém, uma lavadora com 12 e 14 serviços, será infinitas vezes mais forte e, também, maior.
Logo, em caso de demais dúvidas na hora de escolher qual é a melhor lava-louças para sua residência, consulte sempre um vendedor, pesquise a marca, preço e características do produto.
Deixe seu Comentário