Se você é um apreciador de café, mas já está cansado do sabor característico dos cafés em cápsulas ou daqueles em pó da garrafa térmica? Ter uma máquina de moer café elétrica ou manual pode ser a solução para você poder degustar a sua bebida predileta com muito mais prazer.
Já imaginou poder tomar um cafezinho com grãos moídos na hora? Existem máquinas que fazem essa função e são altamente compactas, permitindo a preparação de um café muito mais versátil e saboroso. Mas, qual será a melhor máquina de moer café? Você provavelmente deve estar se perguntando.
Pensando nisso, resolvemos fazer esse artigo para te ajudar nesse processo de escolha. A seguir você pode conferir algumas dicas ótimas para acabar de vez com as suas dúvidas.
Você vai descobrir que existem moedores manuais e elétricos e que eles possuem diversos tipos de designs diferentes, indicados para cozinhas tanto tradicionais, como mais modernas.
As máquinas com lâminas fabricadas em cerâmica são as melhores, pois as de metal podem alterar o sabor quando são esquentadas durante o processo de moagem.
Mesmo sendo manual máquina de moer café, o esforço empregado na moagem é bem mínimo e o controle da homogeneidade e granulação dos grãos pode ser feito facilmente.
O que é e para que serve uma máquina de moer café?
A máquina de moer café nada mais é do que um equipamento que foi desenvolvido e projetado para facilitar a moagem de grãos como o café, o amendoim, a linhaça, etc.
Dividido em dois tipos, essas máquinas podem ser manuais ou elétricas. Tanto uma como outra, sua criação veio facilitar a vida que faz esse processo de moagens.
Normalmente, os moedores elétricos são bem mais rápidos do que os moedores manuais. Além de serem mais práticos e eficientes, o que os torna muito mais versáteis que os demais existentes.
A moagem do grão influencia no sabor do café obtido, intensificando-o, o que torna essas máquinas totalmente indispensáveis para quem ama café.
Percebendo essa paixão pelo café, muitas marcas estão trazendo cada vez mais ao mercado, alguns grãos para que sejam preparados de maneira caseira.
Seu café ficará cada vez mais com a sua cara, pois você mesmo seleciona o grão que quer fazer, além do tipo da moagem. Isso significa que a máquina de moer café se torna cada vez mais, uma opção totalmente acessível e diferente para você tomar no conforto da sua casa.
Os moedores elétricos costumam ser mais caros que os manuais, mas a diferença não é tão grande assim. A única desvantagem do elétrico é que se porventura faltar a luz, ele não funciona. Desse modo, você fica sem o seu cafezinho.
Modelos elétricos
Vantagens
- A moagem é feita de maneira rápida e eficiente;
- Existe a possibilidade de fazer a moagem de outros grãos como amendoim, amêndoas, etc;
- Existe uma infinidade de modelos disponíveis no mercado;
- É possível fazer a regulagem dessa moagem;
- O preço é muito mais acessível.
Desvantagens
- Para funcionar é preciso ter eletricidade.
Modelos manuais
Vantagens
- Esses modelos são mais leves e bem fáceis de limpar;
- A moagem pode ser feita de uma maneira bem mais homogênea;
- É possível efetuar diferentes tipos de regulagens em relação a granulometria;
- Os grãos se mantêm preservados e suas características intactas.
Desvantagens
- O dono da máquina terá que fazer um pequeno esforço físico;
- As lâminas de metal costumeiramente presentes nesses tipos de máquina, podem influenciar no sabor dos grãos.
Conheça alguns modelos de máquina de moer café
Elétricas
1 – Máquina de moer café da marca Philco
Essa máquina de moer café da marca Philco possui um excelente custo-benefício. Com uma potência de até 160W, é compacta e cabe perfeitamente em qualquer cozinha, incluindo as menores.
O diferencial dessa máquina é que ela possui a capacidade de moer grãos como linhaça, amendoim, amêndoa e com apenas 45 gramas de pó de café é possível preparar até 6 xícaras pequenas de café. O sistema de acionamento é feito com apenas um clique no botão correspondente.
2 – Máquina de moer café da marca Cadence linha Di Grano
Essa máquina de café da linha Di Grano da marca Cadence é a melhor opção para quem quer uma máquina mais simples, mas com uma eficiência muito grande. Sua potência máxima é de 150W e em apenas alguns segundos consegue moer cerca de 50 gramas de grãos de café.
É uma máquina segura, pois possui os pés antiderrapantes, porta-fio e lâminas em aço inox. Além disso, é uma máquina de fácil manuseio, compacta e que se encaixa em pequenos espaços.
3 – Máquina de moer café da marca Tramontina linha by Breville Express
Quem está buscando uma máquina de moer café mais sofisticada, essa linha by Breville Express da Tramontina é excelente.
Ela conta com um funil capaz de moer cerca de um total de 450 gramas de grãos, configuração que permite programas o tempo de moagem, além de uma tela em LCD com retro iluminação, que permite a exibição de xícaras.
Com mais de 60 configurações de moagem, possui moedores com brocas cônicas, bandeja que pode ser removível para a armazenagem do pó de café, além de programação e ajuste manual. É uma máquina relativamente fácil de lavar e higienizar. O seu corpo é todo em aço inox e a potência máxima é de 165W.
4 – Máquina de moer café da marca Cuisinart
Quem está à procura de uma máquina com capacidade para moer outros grãos, além do café, essa é uma excelente opção.
Essa máquina é capaz de moer amêndoas, linhaças e amendoins, por exemplo.
Suas lâminas permitem a moagem de 3 maneiras diferentes, grãos em tamanhos médio, fino ou grosso, além de poder moer cerca de 70 gramas de uma única vez na potencia de apenas 95W.
É uma máquina que possui um recipiente medidos, além de um botão com o comando de liga e desliga, isso facilita muito o manuseio de maneira intuitiva. Além de contar com um design mais clássico que ajuda a dar um ar mais especial a cozinha.
Manuais
1 – Máquina de moer café manual da marca Hario
Esse modelo da marca Hario é uma excelente máquina de moer café de maneira manual. Essa máquina conta com lâminas em cerâmica que permite a manutenção da qualidade na hora da torra e moagem dos grãos de café. O recipiente da máquina suporta até 24 gramas de pó de café.
Deixe seu Comentário