O travesseiro viscoelástico foi originalmente idealizado pela NASA (Agência Espacial dos Estados Unidos) nos anos 1960, quando a instituição encomendou um material para revestir suas naves, a fim de absorver choques.
Os laboratórios contratados, então, desenvolveram a espuma viscoelástica, capaz de se adaptar às formas do corpo e, depois, retornar ao estado anterior, tão logo a pressão é removida. Entretanto, apresentava um inconveniente detalhe: o seu cheiro era muito forte.
Charles Yost, engenheiro que encabeçou o projeto, aproveitou a oportunidade e criou uma empresa voltada à comercialização da espuma. Esta passou a ser usada majoritariamente em equipamentos médicos, como camas ortopédicas, próteses e cadeiras de rodas.
Nos anos 1980, quando a tecnologia ficou mais acessível e barata, os produtos começaram a atrair o interesse dos fabricantes de colchões e travesseiros, dando origem a produtos que agradaram profundamente os consumidores.
Principais características do travesseiro viscoelástico
O travesseiro viscoelástico é produzido a partir de um material chamado “poliuretano”, que, entre outros atributos, é capaz de acompanhar a forma do corpo humano e, posteriormente, retornar à forma original. Essa espuma preenche, portanto, os pontos vagos, deixando de exercer quaisquer pressões contrárias.
Tal efeito contribui para a circulação do sangue ao cérebro durante o sono. Na atualidade, o travesseiro viscoelástico é o mais indicado pelos fisioterapeutas e ortopedistas, uma vez que se trata do modelo mais apropriado para se obter sonos mais leves e restauradores.
Desde um ponto de vista ideal, os travesseiros não devem ser excessivamente macios ou muito finos, para que não alterem a curvatura natural da coluna. A altura apropriada do ombro deve ser idêntica à da cabeça, variação que muda conforme o indivíduo. Isso significa que sua cabeça deve afundar em um travesseiro dentro das devidas proporções.
Dessa forma, caso utilize um travesseiro muito fino, a sua cabeça ficará mais baixa. Por outro lado, os modelos mais grossos tencionarão a musculatura que compõe o pescoço. O travesseiro viscoelástico oferece apoio adequado à região cervical e à cabeça sem, para tanto, tensionar os ombros.
A posição mais indicada para dormir com o travesseiro viscoelástico
A posição mais adequada para dormir com um travesseiro viscoelástico consiste em se deitar de lado, a fim de respeitar a anatomia do corpo. Nessa posição, o travesseiro coloca-se entre o ombro e a cabeça e, caso você utilize um travesseiro entre suas pernas, alcançará uma das mais vantajosas posições, além de relaxar os músculos, ajudar na respiração e deixar a coluna bem alinhada.
Para as pessoas que gostam de ficar com a barriga para cima, o mais indicado é contar com um travesseiro viscoelástico sob a cabeça, enquanto outro deve ser posicionado abaixo dos joelhos. Sem embargo, essa posição não é a mais indicada para quem sofre com problemas como a gastrite ou o refluxo gastroesofágico.
Com efeito, a posição que não é recomendável, sob nenhum aspecto, é dormir de bruços. Afinal, essa postura força desnecessariamente a coluna e, assim, dificulta a respiração. Porém, caso não consiga dormir de outro modo, coloque um travesseiro diretamente sob a sua barriga, a fim de reduzir a curvatura lombar.
Não se esqueça de que o ideal consiste em alterar periodicamente o travesseiro, segundo as indicações de cada fabricante, pois, ele cede com o passar do tempo e deixa de cumprir com o objetivo de alinhar a cabeça e a coluna.
Entre os modelos mais procurados pelos consumidores, destacam-se aqueles que são desenvolvidos a partir de três conceitos funcionais:
- Propicia absorção dos pesos exercidos sobre ele;
- Possui um sistema de espuma perfilada (localizada na face posterior), formando gomos massageadores, assim como um toque confortável, macio e diferenciado;
- Oferece, por meio de sua espuma perfilada, uma sustentação adequada de altura, com total apoio à cabeça.
Os benefícios e as vantagens do travesseiro viscoelástico
Quando pensamos em termos de qualidade, o travesseiro viscoelástico se destaca claramente dos modelos tracionais, oferecendo diversas vantagens para quem o utiliza. Esses benefícios incluem:
Manter a postura
A capacidade de ajustar e se moldar à coluna cervical na área do pescoço faz com que o travesseiro viscoelástico oferece um ótimo suporte para cabeça, facilitando a manutenção de uma postura correta no sono.
Prevenir dores localizadas
O travesseiro comum retorna rapidamente ao seu formato inicial após serem comprimidos, o que não se dá com o de viscoelástico, que possui peso e densidade aumentadas. Isso possibilita que o produto abrace, literalmente, a cabeça, gerando melhor postura e prevenindo dores localizadas, sobretudo, no pescoço, costas e ombros.
Conforto extremo
O conforto é uma das maiores vantagens do travesseiro viscoelástico. O produto é agradável ao toque, macio e possui a densidade adequada. Tudo isso contribui para o relaxamento de uma excelente noite de sono. Ademais, o travesseiro viscoelástico conta com materiais termossensíveis, dissipando o calor, agregando conforto térmico e permanecendo sempre fresco.
Fácil de limpar e antialérgico
As matérias-primas utilizadas nos travesseiros viscoelásticos evitam a proliferação de bactérias, fungos e ácaros, evitando, assim, problemas alérgicos e outros associados à saúde respiratória.
Com efeito, o produto é de fácil manutenção e higienização, apresentando uma capa lavável e evitando o acúmulo de microrganismos, umidade e poeira – principais causadores da alergia.
Adaptabilidade a diferentes biótipos
Os travesseiros viscoelásticos adaptam-se a quaisquer biótipos. A tecnologia envolvida em sua fabricação proporciona uma moldagem perfeita às conformações físicas de todos os tipos, com diferentes alturas e pesos. Não importa se prefere dormir de barriga virada para baixo, para cima ou de lado: o travesseiro viscoelástico é confortável em todas as posições.
Benefícios à saúde
Esse travesseiro, além das vantagens mencionadas, faz bem à saúde. Não há agentes nocivos em sua composição. Proporcionando vantagens ao corpo durante o seu sono, o produto promove, também, uma agradável sensação de bem-estar, melhorando a circulação do sangue propiciando alívio à tensão, melhora o humor e previne o estresse.
Ausência de materiais nocivos
Cumpre ressaltar, por fim, que a composição do travesseiro viscoelástico não contém materiais que façam mal à saúde. Indo mais além, podemos destacar que o produto é, inclusive, capaz de aliviar tensões e ajudar na circulação, trazendo uma sensação de bem-estar que se estenderá ao longo dos dias.
Deixe seu Comentário