Uma peça essencial para a construção ou reforma, conhecer os melhores tipos de ralo para pia do mercado vai ajudar você a dar aquele acabamento ao seu projeto. Afinal, ele é um complemento que precisa ter funcionalidade e combinar com a sua decoração.
No entanto, poucas pessoas lembram de sua importância. Seja por conta própria ou pela execução de um projeto de arquitetura, no artigo a seguir você vai ver como é possível evitar problemas de entupimento ou até mesmo de odores.
Locais mais comuns para instalar ralos
Em primeiro lugar, saiba que os tipos de ralo para pia citados abaixo não costumam ser um padrão. Contudo, é bom avaliar cada um deles para determinar qual apresenta a melhor funcionalidade ao reter resíduos de ambientes como:
- Pias;
- Lavabos;
- Varandas;
- Piscinas;
- Banheiros;
- Cozinhas;
- Áreas de serviço;
- Terraços.
Em todo caso, confira a seguir quais são esses tipos de ralo para pia mais produzidos no Brasil:
- Peneira côncava;
- Ralinho japonês;
- Cesto para ralo americano;
- Peneira convexa.
Modelos de pias para você investir
Hoje o mercado oferece uma ampla gama de pias, cubas e lavatórios. Além do mais, com as novas tecnologias elas podem ser confeccionadas com diversos materiais. Assim, antes de conferir alguns dos melhores tipos de ralo para pia, confira abaixo que materiais fazem sucesso numa decoração.
Cubas com pedras artificiais
As peças feitas com esse material costumam oferecer maior brilho. Assim, você pode investir em bancadas mais vivas e coloridas. Aliás, essas opções de tons são um diferencial frente às pedras naturais.
Pias de granito
Esta é uma das mais utilizadas em cozinhas e tão chiques quanto os modelos de cerâmica. Até porque o granito é mais acessível que o mármore, menos poroso e mais resistente. Além do mais, você pode investir em tons que variam de preto a branco.
As pias em mármore
A questão aqui é agradar a você que procura requinte e sofisticação. Isso porque o material tem alto custo, mas apresenta ampla variedade de tipos e tons de pedra. Em contrapartida, o material tende a absorver muita água por ser poroso demais.
Quais os tipos de ralo para pia
Como regra em todo projeto hidráulico, em qualquer ambiente que exija escoamento de água precisa haver a presença de um ralo. No caso das cozinhas, você precisa saber que essa coleta de água pode ser feita por diferentes tipos de ralo para pia.
Tudo para que a conexão com os tubos seja adequada ao projeto da sua peça, eliminando o mau cheiro e desviando os líquidos para o esgoto. Além do mais, essa pequena peça tem a indicação apenas para escoar volumes pequenos de água, visto uma vazão muita alta vai inundar sua pia. Enfim, confira a seguir alguns dos tipos de ralo para pia que podem dar conta do recado.
O modelo de ralo linear
Este tipo de ralo era muito comum em áreas externas, como locais com churrasqueiras, piscinas e varandas. Isso porque ele captava de forma eficiente a água de piscinas ou mesmo das chuvas. Dessa forma, ele acabou passando por adaptações e acabou chegando à pia das cozinhas.
Vale lembrar que esse tipo de ralo é caracterizado pelo fato de ele encobrir a sua área de instalação. Para isso, ele ainda é acoplado a uma caixa sifonada usada como ralo de ambiente ou para locais com chuveiro.
Enfim, além de exigir uma instalação correta, para uma melhor limpeza você precisa manter a peça sem bloqueios para que a água passe sem problemas. Para isso, você pode utilizar uma série de produtos químicos, apesar de existirem saídas mais eficientes, não tóxicas e caseiras.
Tipo de ralo seco
Este tipo é uma versão do tradicional ralo de plástico. No entanto, a diferença é que esse modelo capta a água pelas extremidades, e não pelo centro. Assim, o centro da peça fica sempre seco. Ou seja, nessa peça a água escoa e deixa caminho aberto para que possíveis gases não retornem pelos tubos.
Ralo sifonado
Além de ser indicado para áreas de serviço e box de banheiros, esse tipo também é empregado em pias. Assim, ele pode fazer a retenção de partículas sólidas com a filtragem de resíduos ao passo em que elimina a água facilmente.
Ou seja, seu objetivo é impedir que qualquer tipo de mau cheiro retorne à sua cozinha. Em linhas gerais, seu funcionamento consiste em reter um pouco de água no seu fundo. Nesse sentido, quando chega mais água ela é misturada e cria uma barreira no sifão, bloqueando odores.
Marcas, linhas e tipos de ralo para pia
Agora que você já está por dentro da importância dos tipos de ralo para pia, veja abaixo algumas dicas de marcas e linhas para você instalar em casa.
Válvula click up interna
Além de ser ideal para você que adora cozinhas modernas, este modelo ainda tem muita praticidade. Afinal, com essa válvula tipo click é possível fechar e abrir o escoamento da água sem o risco de perder tampas.
Com um design arrojado, as válvulas click conquistaram os banheiros de luxo, pois além da praticidade, tornaram-se acessórios para o seu banheiro. Enfim, além de ter rosca, tem fácil remoção para limpeza e são muito indicadas para instalação em cubas e lavatórios em geral.
Conjunto de ralos para Pia Verona
Produzidos pela Brinox, esse tipo de ralo para pia é ideal para você evitar locais bagunçados e sujos. Além do mais, eles protegem os canos contra entupimentos causados pela presença de pedaços de papel, pequenos objetos e até fios de cabelo.
De qualquer forma, eles são produzidos em aço inox, o que garante melhor funcionamento e maior resistência ao tempo. Além do mais, vale lembrar que suas atuações como um filtro ajudam a manter a tubulação local sempre desobstruída e limpa.
Ralo para pia em silicone e aço inox
Este modelo de ralo é outra opção para você proteger a pia, já que ele elimina as dores de cabeça relacionadas a problemas de encanamentos da cozinha. Isso porque sua confecção em silicone permite apenas a passagem da água.
Como resultado, esse ralo é ótimo para bloquear a entrada de partículas e resíduos sólidos na tubulação. Além do mais, ele tem fácil limpeza e facilita a lavagem de louças. Afinal, suas bordas em aço inox garantem maior durabilidade e adaptação a diversos tipos de ralo para pia.
Deixe seu Comentário