Uma das panelas mais tradicionais e famosas da cozinha asiática, a wok, conquistou o coração dos ocidentais, em especial dos brasileiros. Além dos restaurantes, esse tipo de panela já se encontra na cozinha de diversas residências brasileiras. Conheça a seguir quais as melhores panelas wok e adquira a sua hoje mesmo.
A culinária asiática de uma maneira geral, utiliza esse tipo de panela em suas preparações. Embora a sua origem tenha sido exclusivamente na China.
Nas histórias sobre suas origens, o seu uso era feito para saltear, grelhar alimentos e torrar ervas para o chá. Sua forma é esférica igual aos outros tipos de panelas que existem, sendo ligeiramente mais larga que as tradicionais.
Em alguns modelos mais antigos ainda é possível notar a presença de duas alças. Hoje, nos modelos mais novos, essas alças foram substituídas por apenas uma. Esse novo design facilitou muito o manuseio desse tipo de panela.
A preocupação da maioria das pessoas em querer saber quais as melhores panelas wok que existe no mercado é justamente para não perder dinheiro à toa. Essa panela é feita com material bem resistente, a maioria é de ferro ou aço, tendo um revestimento de carbono em seu interior.
Você que quer preparar algumas receitas novas na sua cozinha, não pode deixar de conferir quais as melhores panelas wok que existem.
Entenda o que é uma panela wok e quais as vantagens de se cozinhar nela
Visualmente, as panelas wok parecem uma frigideira grande e funda. Mais pesada que uma frigideira, geralmente são feitas de ferro ou aço fundido, sendo revestidas internamente com uma camada de carbono.
Por terem uma profundidade maior que as frigideiras comuns, costumam reter o calor por mais tempo. Permitindo assim, que os alimentos cozinhem sem a necessidade da utilização de grandes quantidades de óleos. Outra vantagem é que o alimento não vai grudar na panela.
Vantagens e desvantagens da panela wok
Quando se começa uma pesquisa para saber quais as melhores panelas wok que existem no mercado é fundamental conhecer suas vantagens e desvantagens.
Por enquanto, esse tipo de panela possui muito mais vantagens do que desvantagens. Quem ama cozinhar por exemplo, a nomeia como uma peça coringa e fundamental entre os utensílios da cozinha.
A diferença dela para as outras panelas, principalmente com relação as frigideiras é o tamanho de suas paredes. Muito mais arredondadas e altas, essas paredes fazem com que o calor seja retido facilmente e o cozimento dos alimentos se torne mais rápido. Por isso, é possível fritar, saltear, cozinhar e defumar os alimentos sem nenhuma dificuldade.
Mas sem dúvidas, a principal vantagem desse tipo de panela é a sua capacidade de conservar todos os nutrientes e vitaminas dos alimentos. O prato mais famoso e tradicional preparado nesse tipo de panela é o yakissoba, mas além dele é possível preparar outros.
Refogados de legumes por exemplo, ficam ótimos se preparados nesse tipo de panela.
Agora quando o assunto é a desvantagem desse tipo de panela, o peso é sem dúvidas o que mais se destaca. Ela é mais pesada do que uma panela comum tradicional. Isso acaba dificultando bastante o seu manuseio. Saltear os ingredientes fica quase impossível para quem não tem muita força nas mãos.
Outra desvantagem é em relação a limpeza dessa panela, que se exige um cuidado extra. Não utilize em hipótese alguma, as esponjas de aço e nem muito sabão. Caso contrário ela se desgastará rapidamente com o tempo. Esses cuidados são necessários para que o fundo seja preservado.
Mexer o alimento com colher de alumínio, nem pensar! O recomendado é a utilização de colheres de pau.
Conheça quais as melhores panelas wok e adquira a sua!
1 – Panela wok da Dolce Vita – Linha Intense
Essa é sem dúvidas uma das melhores panelas do tipo wok. Por conter um cabo mais longo do que os outros modelos existentes no mercado, é a mais indicada para iniciantes.
O diferencial que essa marca traz é o revestimento em cerâmica e a ausência do PFOA, elemento nocivo a saúde. Por isso que é considerada a mais ecologicamente correta e a mais saudável para o corpo.
2 – Panela wok da Tramontina Antiaderente – Linha Paris
As panelas da Tramontina sempre estão entre as melhores do mercado. As panelas wok da marca não são diferentes. Confeccionada em alumínio, possui um revestimento todo em Starflon. Isso faz com que o alimento não grude de jeito nenhum e a limpeza seja feita de maneira muito fácil.
Seu diâmetro é bem satisfatório, cerca de 32 centímetros e possui uma tampa com vidro bem resistente ao calor e a saída do vapor com o aquecimento da panela. Isso permite um preparo mais acelerado dos alimentos de maneira uniforme.
3 – Panela wok da Roichen – Linha em Cerâmica Ecologicamente Natural
As panelas wok da Roichen é altamente resistente e fáceis de limpar por causa do seu revestimento todo em cerâmica e alumínio fundido.
O design dessas peças é muito elegante, as cores costumam ser bem vibrantes e combina com qualquer tipo de cozinha. Aliás, sua fabricação é realizada na Coréia do Sul.
O manuseio dessa panela é facilitado por causa do seu cabo que é bem longo. O diâmetro dessa panela é de apenas 28 centímetros.
4 – Panela wok da Eiriflon – Linha Antiaderente
A espessura dessa panela é de 3 milímetros, isso significa que a sua resistência é bem forte. Aliás, as alças também são por causa do material que são confeccionadas, ou seja, de baquelite, muito resistente ao calor.
Tanto internamente, quanto externamente, o revestimento é feito com camadas totalmente antiaderentes. Isso evita que os alimentos fiquem grudados na panela.
As panelas wok são caras?
Os preços das panelas wok variam bastante, por isso é muito importante pesquisar em diferentes lojas. Tudo vai depender da marca, do material e do modelo que você escolheu. Os preços variam entre R$ 20,00 que costumam ser as mais baratas até R$ 3.000,00 que são os modelos mais caros.
Quem está interessado em saber quais as melhores panelas wok já deve ter aprendido que o material que ela foi confeccionada é que vai determinar a sua qualidade. Materiais de menor qualidade são menos resistentes. Porém, as mais caras são recomendadas para quem já profissional na arte de cozinhar. Pense bem e escolha a sua!
Deixe seu Comentário