Visando ajudar você na decoração da sua casa, desenvolvemos esse artigo sobre qual a melhor mesa de centro. Esperamos que você goste e que nosso artigo seja útil para ajudar na harmonização do seu lar, e que fique mais belo e aconchegante.
A melhor mesa de centro
Mais do que uma simples mesa, a mesa de centro é o toque extra no requinte do seu projeto. Assim sendo, a mesa de centro tem o poder de deixar a sua sala muito mais refinada e harmoniosa, além de deixar tudo mais prático.
O design e os detalhes que uma mesa de centro possuem, quando em harmonia com a decoração, são capazes de enaltecer a beleza do seu lar. Em outras palavras, a mesa de centro ocupa pouco espaço e modifica totalmente a delimitação da sua sala.
Para escolher com maestria a melhor mesa de centro para o seu projeto, é necessário observar pontos importantes, como o tamanho da sua sala, a decoração predominante, e também o uso planejado para o móvel.
No caso de se utilizar a mesa de centro para colocar bebidas e alimentos, alguns materiais devem ser evitados, como a madeira. Dessa forma, deve-se optar por móveis de vidro ou metal em casos assim, visando manter a preservação da sua mesa.
Combinam perfeitamente com a mesa de centro decorações como vasos de flores, objetos decorativos e principalmente retratos de família. Igualmente, pode se usar a mesa também para livros e revistas, além é claro do controle remoto da televisão.
Escolhendo a sua mesa de centro
Na hora de você escolher qual a melhor mesa de centro para o seu ambiente, vale levar em conta a sua personalidade e o restante da decoração da casa. Em princípio, o tamanho da sua mesa deve ser compatível com o tamanho de sua sala.
Outra questão importante é analisar o design dos outros móveis da sala, e como eles se harmonizam entre si. Assim sendo, a sua mesa de centro se manterá igualmente harmônica com o restante da decoração, sem fugir do contexto geral ou quebrar a harmonia.
Como exemplo podemos citar uma sala em tons de cinza e marrom comparados com uma mesa de metal vermelha cintilante. Isso tornará a decoração desarmônica e, obviamente, não causará um efeito agradável.
Observando as medidas, aconselha-se que seja mantida uma distância de, em média, 60 centímetros entre os sofás e a mesa de centro. Dessa forma, o tamanho e todo o design ficarão harmônicos, além de facilitar o fluxo das pessoas em sua sala.
A altura indicada para as mesas de centro são equivalentes à altura dos joelhos. Entretanto, se a sua sala tiver um bom espaço, é possível colocar entre duas a três mesas de centro de diferentes alturas. Isso causará um efeito interessante, desde que as mesas sejam harmônicas entre si.
Observe também o formato da sua mesa de centro. É possível que ela seja retangular ou até mesmo circular, mas isso não impede que você utilize outros formatos. Assim sendo, o ideal é testar e observar como fica a harmonia da sua sala.
A cor, material e demais detalhes
É igualmente importante que você observe qual o material da sua possível mesa de centro. Mesas de madeira salientam e harmonizam um estilo mais clássico de decoração. Em contrapartida, mesas de metal e vidro dão um toque mais moderno ao ambiente.
Existem diferentes materiais e acabamentos, e é importante que você veja como fica a harmonia do seu projeto. Acabamentos em laca trazem mais modernidade ao ambiente, assim como madeiras envernizadas dão um ar mais rústico.
O mesmo vale na hora de escolher as cores. É preciso observar qual as cores que estão presentes no ambiente e qual a identidade que ele transmite. Dessa forma, cores mais neutras em materiais mais foscos trarão uma impressão mais clássica.
No entanto, as cores mais vivas aliadas a superfícies mais brilhosas dão um ar bem mais moderno e chamativo. Assim sendo, uma forma de destacar a sua mesa de centro é manter a harmonia com as cores, porém utilizar acabamentos mais espelhados.
É importante ressaltar que a sua mesa de centro deve ser harmônica com a sua decoração. Isso não significa que deve ser igual ou da mesma linha que os outros móveis. Para que haja harmonia, basta que os acabamentos não sejam confrontantes, e nem as cores e formas.
O bom senso e a sensibilidade de um profissional podem ser bem-vindas caso você assim queira. Certamente, um profissional capacitado poderá, além de orientar sobre a compatibilidade da decoração com o móvel; dar ideias e sugestões para outras possibilidades e opções.
A harmonização
Para que a sua mesa de centro caia bem, é imprescindível considerar a harmonização com a decoração do ambiente de sua sala. Dessa forma, uma sala mais rústica pode pedir uma mesa de centro em madeira, com uma textura em verniz ou até mesmo em outras cores.
A modernidade pede muito mais por uma mesa de centro em metal, ou até mesmo em madeira com um acabamento mais brilhante. Nesse sentido, considere observar os outros móveis da sala, como Rack, painel de TV, molduras e até mesmo outros acessórios.
Já o formato da mesa pode ser observado conforme o formato de sua sala. Assim sendo, uma sala quadrada pode ficar harmônica com uma mesa em um quadrado perfeito ou até mesmo uma mesa circular.
Em casos de sua sala possuir um formato retangular, o seu móvel de centro pode ser igualmente retangular, de preferência na mesma proporção dos limites do cômodo. Do mesmo modo, a sua mesa de centro pode possuir formato oval, desde que em sentido proporcional à sala.
As possibilidades são infinitas, e você pode usar a sua criatividade e o seu feeling. Ainda assim, se não se sentir seguro quanto à harmonização do seu ambiente, você poderá contar com a ajuda de um profissional.
Encerramos aqui o nosso artigo sobre como escolher a melhor mesa de centro para o seu projeto. Esperamos que você tenha gostado e que esse artigo possa ajudá-lo a encontrar a melhor opção para a sua necessidade.
Deixe seu Comentário