Cama, Mesa e Banho

Lençol de seda, ótimo para o verão, é associado ao luxo

Lençol de seda

Quando se fala em lençol de seda muitos podem achar se tratar de um luxo desnecessário, pois o tecido é famoso historicamente por cobrir peles de famílias abastadas, já que sua produção é mais complexa e por isso mais onerosa.

E de fato seu custo elevado se mantém até os dias atuais, mas, naturalmente, com o avançar da tecnologia, seu processo de produção se tornou mais simplificado, facilidade que sempre reflete nos preços, hoje bem mais acessíveis.

Mas qual é a vantagem de se utilizar lençol de seda? É apenas uma questão de status ou há realmente benefícios práticos?

Nos próximos tópicos vamos nos dedicar a apontar os prós e contras de se adquirir lençol de seda e o que deve ser avaliado antes e durante o processo de escolha.

Prossiga na leitura!

Sobre o lençol de seda

Extramente macio e com ótima textura.

A seda é a fibra natural considerada a mais forte para ser usada em roupas de cama. Isso reflete no seu tempo de vida útil.

Um atestado da resistência desse material é o fato de ter sido usado na produção de paraquedas durante a Segunda Guerra Mundial.

A matéria-prima para a produção desse lençol é tirada dos casulos dos bichos-da-seda.

Vantagens do lençol de seda

Não, não é só status, na verdade essa parada de status nem é um benefício e nem deve ser levado em conta, mas sim a usabilidade do produto e seus atributos estéticos.

Veja algumas de suas vantagens a seguir.

Bom para a sua pele e cabelo

Sabe aquelas marcas de expressão que surge no seu rosto quando você acorda? Então, com lençol de seda isso não acontece.

E ver os fios quebrados e embaraçados ao se ver no espelho logo de manhã? Com lençol de seda reduz-se as chances de isso ocorrer.

A seda proporciona esses benefícios, essa proteção, devido a sua maciez.

Evita ácaros e bactérias

Tem problema de pele ou sofre com alguma alergia? O lençol de seda será ideal para você, pois é um tecido hipoalergênico, afasta ácaros e bactérias.

Não desbota e de fácil tingimento

A seda não desbota facilmente com as lavagens e é de fácil tingimento. Isso significa que se torna dispensável usar produtos químicos muito agressivos que podem ser nocivos à pele para ser pigmentado. Isso tanto para cores escuras como claras.

Bom para o frio e para o calor

Por ser um tecido macio e delicado, é comum se utilizar lençol de seda no verão, contudo, esse material também poder ser usado no inverno, pois atua como isolante térmico. A maior ou menor eficiência nesse quesito leva em conta a gramatura da seda.

Brilho incomparável

Nenhum tecido se iguala a seda quando o assunto é brilho, seja natural ou sintético. Se curte o estilo mais vibrante, certamente vai se identificar.

Nota-se que o lençol de seda é bem mais que um rostinho bonitinho e pode valer sim o investimento.

Mas antes de tomar essa decisão não deixe de ler o próximo tópico.

Lençol de seda

Os contras do lençol de seda

Tudo muito bonito até agora, só vantagens, só flores, mas não há nenhum contra de se usar esse lençol?

Sim, logo de cara vamos apontar a questão do preço. Realmente é um dos tecidos mais caros, embora seja possível encontrar por modelos com valores bem acessíveis e certamente seu custo de produção diminuiu bastante com o passar do tempo.

Tanto que não se trata mais de um artigo de luxo restrito a realezas, é perfeitamente possível, e comum até, famílias de classe média dormir sobre a maciez incomparável da fibra.

Mas esse não é o único contra.

Confira os demais nos tópicos abaixo.

Não se dá bem na água

O lençol de seda é muito resistente, lembre-se do exemplo do paraquedas em tempo de guerra, no entanto, essa resistência é reduzida em 20% na umidade.

Nada de esticar

Resistência que não se reflete na sua elasticidade, não importa a seda estando seca ou molhada.

Esticar muito esse material pode fazê-lo jamais retornar a sua forma original. Com sorte, demorará para retornar ao seu estado apropriado.

Sensível ao sol

Seda é bem sensível aos raios solares. Não pode ficar muito tempo exposta ao sol.

Portanto, na hora de secar após a lavagem, é necessário reservar um cantinho especial ou aguardar a condição de tempo ideal para que seque sem riscos de sofrer danos.

Naturalmente, em tal condição, seu tempo de secagem é maior.

Condutor de eletricidade

No caso, um mau conduto de eletricidade, pois a seda pode acumular cargas estáticas.

Escolhendo o lençol de seda

A seda é o tecido que menos tem variações. A textura e qualidade de seus tipos são bem semelhantes. O que muda significativamente é a gramatura entre um modelo e outro.

O tipo mais usado para confecção de roupas de cama é a Amoreira.

Os outros tipos de seda:

  • Habutai (pongé);
  • Dupioni;
  • Charmeuse;
  • Tussah;
  • Seda sintética.

Na hora da compra do lençol de seda

Ao comprar um lençol de seda tem que se atentar a alguns detalhes.

Gramatura de lençol de seda

A qualidade do material é medida pela gramatura, peso em gramas por metro quadrado. Quanto maior, mais resistente. Por exemplo, as de gramatura mais fina são usadas como lenço.

As consideradas de peso intermediário são fabricadas para servir de roupas de cama. As mais pesadas são produzidas para produtos que precisam de muita resistência, como colchas.

Categorias

Existem duas categorias de seda: cultivada e selvagem.

A cultivada se trata de um material mais liso e macio, além de ser mais uniforme na cor e na textura.

Já a do tipo silvestre é um produto mais áspero (e econômico).

Natural ou sintética

E por falar em economia, aos que não estão podendo contar com uma boa verba para investir nesse tipo de produto, a seda sintética é uma opção a se considerar.

Entretanto, apesar de ter características semelhantes, sem dúvida não tem a mesma qualidade, as mesmas características e vantagens do tipo natural.

Gostou deste conteúdo sobre lençol de seda? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós. Sua participação faz a diferença! Para ler mais conteúdo relacionado confira a sessão de cama, mesa e banho do Casa Reformulada!

Deixe seu Comentário