Atualmente o mercado de trabalho vem se modernizando, além dos profissionais liberais e autônomos que estão se utilizando da tecnologia para encurtar distâncias. Por conta disso, informações sobre como equipar o home office estão sendo cada vez mais procuradas.
Como equipar o home office
Visando auxiliar nessa busca por detalhes sobre a elaboração do home office, desenvolvemos esse artigo que vai conter todos os principais pontos sobre isso. Dessa forma, é possível construir com facilidade o seu home office e trabalhar com praticidade e produtividade.
A organização e a composição correta dos móveis e equipamentos eletrônicos são de suma importância na hora de criar um home office. Isso porque a devida organização irá impactar diretamente na produtividade de seu trabalho.
Outro ponto importante na hora de equipar o seu ambiente de trabalho é justamente a ergonomia. Dessa maneira, é possível elaborar um home office que irá facilitar o trabalho oferecendo conforto, bem-estar, e consequentemente, gerando maior produtividade.
Para obter uma boa ergonomia podem ser levados em consideração detalhes como a existência de luz natural, uma boa e confortável cadeira que possibilite uma certa amplitude de movimentos, além de uma mesa com altura compatível.
Equipamentos como um apoio para os pés e balcões de fácil acesso podem contribuir mais ainda para o bem-estar durante o trabalho. Agora veja uma lista de móveis e equipamentos indispensáveis para equipar o seu home office:
- Mesa e cadeira compatíveis;
- Arquivo e uma estante de livros e objetos;
- Uma mesa auxiliar (se houver espaço);
- Despensa com um balcão;
- Computador e demais equipamentos eletrônicos.
Agora vamos abordar os principais equipamentos um a um, a fim de facilitar a compreensão da montagem e criação de um home office produtivo e inspirador.
Mesa e cadeira compatíveis
Esses sejam talvez os equipamentos mais importantes para a ergonomia e o bem-estar no trabalho. Se algum desses dois for menosprezado ou esquecido, isso pode prejudicar muito o bom andamento do trabalho realizado no ambiente.
A mesa e a cadeira devem ser compatíveis entre si, visto que a altura de ambos devem permitir a boa movimentação do trabalhador. Além disso, a postura deve ser a mais confortável e ideal, evitando que possa gerar desconforto e até dores nas costas e pescoço.
Da mesma forma, é importantíssimo que a cadeira possua rodinhas e também seja giratória. Isso porque o trabalhador poderá manipular e armazenar muito mais facilmente documentos no arquivo ou até mesmo operar livremente os equipamentos eletrônicos.
Uma cadeira confortável e versátil, com regulagem de altura oferece um maior conforto ao seu usuário, e isso por mais que pareça supérfluo, pode influenciar diretamente na produtividade. Ainda assim, a mesa principal deve ter espaço suficiente para o computador, impressora e telefone.
Desse modo, com todos os equipamentos bem alocados sobre a mesa, ainda é necessário que haja um certo espaço vago. Isso irá facilitar a manipulação e a execução do trabalho, por conta da organização de papéis e documentos só trabalho.
Arquivo e uma estante de livros
Levando em consideração o seu espaço físico, é importante também avaliar muito bem onde colocar os outros móveis do escritório como o arquivo e a estante. Desse modo, é possível definir exatamente qual o melhor modelo de arquivo e estante deve ser usado.
Há no mercado diversos tipos e tamanhos, com inúmeros acabamentos e cores. É interessante manter a decoração harmônica entre si e também com o seu trabalho, visto que uma decoração gritante pode atrapalhar até mesmo na concentração.
O arquivo deve ser posicionado o mais próximo possível da cadeira e da mesa principal. Assim sendo, o arquivo pode ser alocado ao lado da mesa principal, em uma disposição em “L”. Isso facilitará o acesso aos documentos além de que a superfície do móvel pode ser usada como auxiliar.
Já a estante para os livros e objetos do home office pode ser colocada nas costas do trabalhador com a devida distância da cadeira, ou então ser colocada de frente, na parede. Dessa forma, é preciso avaliar o espaço físico e principalmente o sentido que a mesa principal foi empregada.
O layout do home office deve ser analisado particularmente visando sempre otimizar o espaço físico e também a boa mobilidade do trabalhador. Isso porque a facilidade do trabalho influencia diretamente na produtividade do mesmo.
A mesa auxiliar
A mesa auxiliar pode ser disposta em alguma das paredes vagas do ambiente ou até mesmo próxima à mesa principal. Dessa forma, é necessário avaliar bem o layout e o espaço disponível no ambiente do escritório.
A necessidade também precisa ser levada em consideração, visto que dependendo do trabalho e do espaço físico, pode não ser necessário incluir uma mesa auxiliar. Além disso, conforme mencionado anteriormente, o próprio arquivo pode ter a sua parte superior usada como mesa auxiliar.
Se houver espaço no ambiente e principalmente se houver necessidade, a inclusão de uma mesa auxiliar irá ajudar muito na organização do home office, e por consequência; irá também contribuir para uma melhor produtividade e bem-estar.
Outro ponto importante na hora de montar o seu home office é garantir que ele será isolado do restante da casa e principalmente da movimentação dos outros moradores. Isso porque esses fatores irão impactar diretamente na produtividade.
A despensa
Outro ponto de grande importância é determinar um local exato para a inclusão de um balcão. Assim sendo, esse será o local preciso da despensa, e a sua importância para manter a organização e o bom andamento do trabalho é enorme.
Com um balcão bem organizado e de tamanho ideal, será possível armazenar materiais de escritório, toner de impressoras, papéis, etc. Dessa forma, ter isso bem organizado e próximo de sua mesa de trabalho vai contribuir para que a concentração no trabalho seja mantida.
Fazer uma despensa longe da mesa irá facilitar o contato com os familiares que estão em outros ambientes, e isso é um prato cheio para a distração e diminuição da produtividade. Lembre-se que organização e foco são indispensáveis no seu home office.
Além disso, há todos os equipamentos eletrônicos como o computador, a impressora, o telefone, e principalmente o combustível que torna possível criar um escritório em casa: a internet. Com as instruções desse artigo é fácil compreender como equipar o home office.
Deixe seu Comentário