Cama, Mesa e Banho

Lençol de percal: 4 dicas para escolher o melhor

Lençol de percal

Para todo quarto ser aquele pequeno pedaço do paraíso, é preciso possuir uma cama confortável e linda. Pensando nisso, criamos este artigo abordando dicas sobre uma peça que traz conforto e confere estilo ao móvel: o lençol de percal.

Nesse sentido, você pode aproveitar e renovar suas roupas de cama ou até mesmo montar um primeiro enxoval. Contudo, saber escolher qual a melhor marca e como acertar no modelo pode ser difícil.

Enfim, para ajudar você nesse processo, continue conosco e aprenda a entender melhor como dominar esse mundo de toques suaves e texturas. Afinal, para cuidar de você e de sua família, na hora de dormir é preciso saber todas as vantagens e diferenças de um lençol de percal.

Entenda melhor o que é o percal

Um dos tecidos mais empregados na confecção de lençóis, o percal tem origem na Pérsia antiga, visto que suas características eram variadas. Em linhas gerais, suas tramas são densas e finas, criadas a partir de uma alta quantidade de fios que são cruzados tanto na horizontal quanto na vertical.

Aliás, para um tecido ser reconhecido como percal a trama de uma peça deve ter pelo menos cento e oitenta fios por polegada quadrada. Como diferencial, um lençol de percal apresenta essas tramas bem fechadas, visto que sua produção pode apresentar até menos que os clássicos cento e oitenta fios.

Ademais, para entender a forma como é feita a sua confecção, saiba que cada tecido tem um entrelaçamento de fios que se cruzam, fechando o lençol numa peça única. Em todo caso, vale lembrar que os fios na horizontal são chamados trama, ao passo em que os fios na vertical recebem o nome de urdume. Como resultado, o entrelaçamento de tramas e urdumes acabam por formar o tecido.

No mais, já em relação ao lençol de percal, saiba também que sua gramatura pode ser definida pelo cálculo do seu peso num metro quadrado. Enfim, no caso do tecido percal a relação é obtida a partir da contagem do número de fios numa única polegada quadrada.

Isso significa uma área de tecido com cerca de dois centímetros e meio quadrados. Assim sendo, quanto maior a gramatura, mais finos são os fios e mais alta a maleabilidade da peça de percal. Enfim, confira a seguir nossas dicas valiosas antes de investir num jogo de lençol de percal.

Qual a quantidade de fios de um lençol de percal?

Em linhas gerais, um lençol de percal pode ser confeccionado a partir de tecidos que variam entre cento e quarenta e quatrocentos fios. No entanto, como você já conferiu acima, a diferença dessas variedades está justamente relacionada ao número de fios presentes numa polegada quadrada.

Em resumo, você pode pensar que quanto mais fios, mais volumoso fica seu lençol de percal. Todavia, isso está errado. Afinal, por exemplo, basta levar em conta que um tecido de cento e quarenta fios estão na polegada quadrada.

Dessa forma, ao produzirem uma peça com quatrocentos fios essa quantidade precisará estar presente nessa mesma polegada. Nesse sentido, cada fio precisa ser apenas mais fino para ficar nesse espaço. Em suma, para aprender a identificar um lençol de percal de qualidade, é certo que apenas fios de alto padrão caberão na polegada, indicando o índice de nobreza do tecido.

Lençol de percal

Fazendo a melhor compra de lençol de percal

Conforme você viu conosco, peças de tecidos que apresentam fios mais finos tendem a ser os mais requintados. No entanto, caso você não trabalhe no ramo, é quase impossível notar a diferença a olho nu. Por isso existe uma técnica simples, relacionada ao toque.

Em outras palavras, cada tipo de fiação costuma apresentar um toque distinto. Por esse ponto de vista, fica claro que outro fator que muda é o valor da peça. Afinal, quanto mais fios seu lençol de percal tiver, certamente ele será mais alto.

Com estas diretrizes, agora é hora de você escolher a marca e linha do produto pesando o benefício e seu custo. Seja como for, indicamos peças com fiação abaixo de duzentos fios para quem precisa de algo econômico, mas que resolve sua necessidade.

Em contrapartida, uma peça quatrocentos fios ou mais pode trazer muito conforto, mas o preço fica alto. Enfim, procure lojas idôneas e opte por empresas e marcas honestas. Até porque sempre há muita fraude no mercado, exigindo de você avaliar até mesmo os comentários de clientes.

Como escolher a gramatura certa do seu lençol de percal?

Conforme já citamos acima, quanto mais fios e mais finos seu lençol de percal tiver, maior será a sua durabilidade e até a sua maciez. No entanto, essa quantidade de fios não é a única forma para você acertar na qualidade e na maciez do produto.

Isso porque a procedência da matéria-prima e as técnicas de tratamento e tecelagem dos fios também tem impacto sobre a qualidade final do percal. Em todo caso, várias marcas chegam a oferecer alto padrão tanto em matéria-prima quanto em técnicas modernas de confecção.

Sendo assim, a qualidade de algumas peças de trezentos fios pode até ser superior a peças com quinhentos ou até mil fios. Por isso que recomendamos sempre que você escolha seu lençol de percal analisando qual o custo-benefício de determinada peça.

Cuidados com o percal

Com certeza, umas das grandes vantagens desse tecido é a sua alta durabilidade. Afinal, pela confecção demandar tramas entrelaçadas uma a uma, o percal tende a apresentar uma menor probabilidade de criar bolinhas e até desfiar com o tempo.

Além do mais, ele é um tecido bem delicado, exigindo um cuidado nas lavagens semelhantes a demais tecidos de algodão. Nesse sentido, indicamos que você evite deixar peças de molho por muito tempo ou o uso de alvejantes.

Sem contar que você precisa dosar adequadamente a quantidade de amaciantes e sabão em pó. Até porque esses componentes químicos tendem a danificar as fibras do tecido e a reduzir sua vida útil. Em todo caso, para você manter seu lençol de percal por muitos anos e sempre em bom estado, recomendamos os seguintes cuidados:

  • Antes de usar pela primeira vez, lave seu lençol para ele ficar mais macio;
  • Armazene-os sempre em local arejado e seco.

Deixe seu Comentário