Cozinha

Panelas Staub valem a pena?

Panelas Staub

Se você é um chefe de cozinha, é bem provável que conheça a Staub. Atualmente, essa marca é uma das mais reconhecidas em todo o mundo. No entanto, muitas pessoas ainda não se sentem seguras ao investir nas panelas dessa fabricante. Em especial, visto que geralmente seus preços são bem elevados. Contudo, será que as panelas Staub valem a pena?

Essa pergunta é com certeza uma das mais feitas por interessados em panelas. No entanto, não podemos negar a imensa qualidade desse produto. Vale lembrar nem sempre é fácil de decidir sobre a compra de um novo equipamento. Em especial, no caso de um produto para uso profissional.

Origem da Staub

Fundada em 1974, a Staub é hoje uma das principais fabricantes de panelas em todo mundo. Sendo reconhecida mundialmente por sua imensa qualidade. Entretanto, não é somente de renome que essa marca sobrevive. Atualmente, diferente da maioria das empresas, ele foca somente na qualidade, algo que acaba afetando no preço final dos seus produtos.

Originalmente, a Staub teve sua primeira fábrica no Alsácio, na França. Nessa época, a fabricante acabou ganhando popularidade, principalmente devido o seu design chamativo para época. Até hoje, essa panela é chamada de Cocotte, também conhecida como Forno francês.

Apesar de ter sido uma grande novidade em 1974, aparência desse modelo acabou virando algo normal com o passar dos anos. Ao que tudo indica, esse design teria sido criado por Francis Staub, fundador e criador da Staub, além de ser uma das figuras mais importantes no mercado de panela.

Segundo diversos especialistas, Staub teria criado a panela perfeita para uso, algo que gerou um grande número de vendas. Além disso, milhares de chefes de cozinha acabam comprando pelo menos uma peça da Staub, embora seus preços não fossem tão acessíveis.

Qualidade das panelas

Como já foi mostrado, a Staub hoje é com certeza um dos nomes mais conhecidos e tradicionais no mundo das panelas. No entanto, não é somente em nome que a Staub recebe reconhecimento. Hoje essa fabricante virou uma referência em qualidade, quase sempre estando a frente do seu tempo quando falamos em panelas.

Apesar de ser bem conhecida, você provavelmente nunca encontrou ninguém que tenha uma dessas incríveis panelas. Isso se deve por seu preço. Como muitas marcas de alta qualidade, a Staub oferece um produto a um custo bem elevado, geralmente sendo recomendado para quem realmente trabalha na cozinha.

Para muitos especialistas, as panelas da Staub são ideais para quem quer um produto que aguente longas horas de trabalho. Devido ser um produto de alto custo, seu material acaba sendo otimizado para ser utilizado. Hoje esse é o principal fator que permite a incrível durabilidade desses produtos.

Embora isso possa ser encontrada em outras marcas, a durabilidade da Staub sempre está a frente do seu tempo. Nelas você consegue com certeza utilizar por centenas de anos. Além disso, também vale ressaltar a resistência a altas temperaturas, geralmente suportando até 600 graus célcios.

Panelas Staub

Preço

Em questão de preço, essas panelas não tão agradáveis assim. Na verdade, é muito raro que você encontre uma delas que esteja em um valor acessível.

Graças a sua qualidade, é bem normal que isso venha a acontecer. Por outro lado, devemos considerar que ela é produto para profissionais da gastronomia. Desse modo, sendo importante entender se você realmente irá precisar dela.

Caso você realmente veja a necessidade, é importante considerar alguns pontos antes de investir em um desses belos modelos. Hoje você poderá encontrar uma panela mais básica por volta de 600 reais. Como já foi possível perceber, o preço é realmente mais elevado que as panelas convencionais.

Embora ainda seja um preço alto, não é tão raro assim você encontrar uma delas chegando com até 100 reais de desconto. Atualmente muitas lojas acabam fazendo essas promoções em modelos mais antigos. Vale lembrar que você dificilmente notará alguma diferença entre ela as versões mais novas, visto que isso afetará minimamente no desempenho da sua cozinha.

Indo para um lado mais profissional, os preços começam a ficar ainda mais surreais. Geralmente esses modelos de alta qualidade podem ser encontradas por valores acima de 1000 reais. Hoje, esse preço acaba compensando no caso de uma cozinha que utilize esse produto durante diversas horas, algo que não é difícil de acontecer em grandes restaurantes.

Já em questão de qualidade, existem modelos que são feitos com ferro fundido nessa faixa de preço, geralmente sendo as mais cobiçadas atualmente. Segundo especialistas, essa panela precisaria estar a pelo menos 1175 graus para que sofra algum deterioramento. Graças a isso, esse modelo consegue suportar longos anos.

Garantia

Como todo produto, a Staub oferece uma garantia nas suas panelas. No entanto, essa segurança é um pouco diferente de outras marcas. Hoje, todas as panelas da Staub contam com uma garantia vitalicia, sendo um das principais vantagens de comprar um produto dessa fabricante.

Graças a essa garantia, a Staub acaba sendo ainda mais recomendada, visto que você nunca precisará comprar outro conjunto de panelas caso preferir. Com isso, mostrando que as panelas Staub valem a pena em diversos aspectos, inclusive em questão de durabilidade.

Embora essa seja uma grande vantagem, a tendência é que você troque essas panelas por versões mais novas. Dessa forma, garantindo que você tenha sempre uma excelente eficiência e qualidade na sua cozinha.

Afinal, panelas Staub valem a pena?

Bem, essa pergunta é difícil de ser respondida. Como já foi visto, não podemos negar a imensa qualidade dessas panelas. No entanto, também se deve considerar outros fatores.

Em muitos caso, você não notará uma diferença tão grande entre a Staub e uma panela convencional. Para isso, é bem importante entender como ela será utilizada na sua cozinha.

Caso você trabalhe com isso, essa panela proporciona vantagens como a durabilidade. Por outro lado, é interessante que seu estabelecimento seja pelos menos de médio porte.

Hoje, é mais normal encontrar um desses estabelecimentos em capitais. Desse modo, fazendo sentido comprar produtos com um preço mais elevado. Nesses casos, investir nas panelas Staub valem a pena, visto que será necessario agilidade no momento de cozinhar.

Deixe seu Comentário