Cozinha

Melhores facas: conheça as marcas top de mercado

Melhores facas

O interesse pela alta gastronomia fez com que mais pessoas começassem a investir em melhores facas nas suas cozinhas. Sendo assim, não faltam novas opções no mercado para quem quer fazer receitas mais elaboradas e se tornar o próprio chef. Afinal de contas, uma boa comida reúne pessoas.

Quem está afim de impressionar os amigos, deve ficar de olho nessas excelentes dicas que vamos dar a seguir para comprar as melhores facas do mercado. Desse modo, você poderá se destacar na cozinha quando for preparar alguma comida para os seus amigos.

Existem alguns detalhes importantes que devem ser levados em conta quando for escolher o melhor produto. Prestar atenção no tipo de lâmina e qual a qualidade do cabo são os primeiros deles. É preciso ter equilíbrio para que você tenha uma faca de qualidade.

As lâminas das facas podem variar, as mais comuns são as de aço e cerâmica. Logicamente, que como qualquer produto, essas lâminas possuem vantagens e desvantagens.

Os preços dessas facas variam bastante, sendo possível encontrar modelos mais baratos, a partir de R$ 50,00 e outros mais caros, sendo o céu apenas o limite.

O que é e para que servem as melhores facas?

As melhores facas geralmente são peças que possuem uma lâmina de melhor qualidade, mais longas que as comuns, podendo chegar até 30 centímetros, além de serem mais largas e levemente curvadas.

A ponta costuma ser mais afiada, garantindo movimentos mais precisos durante a execução dos diferentes tipos de cortes. Os cabos dessas facas são bem mais equilibrados e ergonômicos e o peso totalmente suportável para longas horas de trabalho.

Não importa se o chef de cozinha é profissional ou não, as melhores facas foram projetadas para que eles não tenham tanto esforço assim, na preparação dos alimentos.

Essas facas conseguem deslizar sem nenhuma dificuldade na hora de cortar os alimentos e não importa se são apenas frutas ou carnes mais duras, elas sem dúvidas darão conta do recado tranquilamente.

Facas mais elaboradas acabam se tornando as melhores naturalmente, pois os materiais utilizados nas fabricações sempre são os melhores do mercado, além da tecnologia empregada que também acaba se tornando a melhor disponível.

Qual o diferencial das melhores facas?

Quem vai avaliar quais são as melhores facas para a preparação de uma receita é o próprio chef de cozinha. Alguns profissionais optam pela escolha de apenas um item, desde que ele possua um ótimo equilíbrio entre a lâmina e o cabo.

Além disso, o tipo de material utilizado nas lâminas pode influenciar na escolha de cada profissional. Existem lâminas confeccionadas em aço e também cerâmica, se tiver vontade de presentear algum chef, por exemplo, certifique-se das suas preferências.

Pois, existem chefs que gostam mais de cerâmica e não trabalham com lâminas de aço e vice-versa.

Outros aspectos que precisam ser verificados são a precisão e a durabilidade dessas lâminas e do produto como um todo. Afinal de contas, ninguém quer comprar um material de baixa qualidade, não é mesmo?

As facas com lâminas em cerâmica são menos resistentes a quedas, mas possuem mais retenção de fio. É preciso achar um equilíbrio quando for adquirir o produto.

Logo mais, você pode conferir e aprender um pouco mais sobre os critérios mais importantes que se deve levar em conta para comprar as melhores facas do mercado.

Melhores facas

Qual a melhor lâmina? Aço ou cerâmica?

Como dissemos, existem duas lâminas mais usadas pelos chefs e amantes da cozinha. Uma é de cerâmica e a outra de aço.

Cerâmica

As feitas em cerâmica geralmente possuem uma maior retenção do fio, ergonomia e equilíbrio, mas podem quebrar com mais facilidade. Geralmente, o preço dessas facas pode variar bastante, mas não se preocupe, você provavelmente encontrará alguma que caiba no seu orçamento.

A seguir você confere algumas desvantagens e vantagens interessantes desse produto, confira:

Conheça algumas vantagens

  • Preço variado;
  • Situações em que ocorre uma maior retenção do fio;
  • Maior ergonomia e equilíbrio.

Conheça algumas desvantagens

  • São mais frágeis nas quedas;
  • Os modelos disponíveis possuem uma menor variedade.

Aço

Quando falamos em resistência, as lâminas de aço ganham disparado. Além disso, costumam se destacar também em ergonomia, porém é muito mais difícil manter o seu fio de corte intacto por um bom tempo.

Outro detalhe que diferencia as duas facas é o peso. Geralmente, as de aço são muito mais pesadas. Confira a seguir algumas vantagens e desvantagens desse tipo de faca e veja se vale a pena para as suas preparações.

Conheça algumas vantagens

  • Lâminas com muita resistência;
  • Preços variados;
  • Maior ergonomia e equilíbrio.

Conheça algumas desvantagens

  • É uma faca mais pesada;
  • Possui uma retenção menor do fio.

Conheça 3 modelos das melhores facas do mercado

1 – Faca da marca Tramontina modelo Century

Quem tem uma atividade mais intensa vai amar essas facas, modelo Century da marca Tramontina. As lâminas são altamente resistentes, graças ao tratamento térmico de têmpera e o revenimento. O tratamento de têmpera nada mais é do que submeter as lâminas ao aquecimento e logo em seguida ao resfriamento subzero entre 50 e 196 graus negativos.

Já o revenimento é uma técnica que faz com que o aço receba uma maior tenacidade.

O cabo é ergonômico, graças ao policarbonato com fibra de vidro que torna essa faca completamente segura no seu manuseio. Esse material é injetado sobre a espiga de aço e no final recebe acabamentos em rebites de alumínio. Quem quiser lavar na máquina não tem problema nenhum.

2 – Faca da marca Global modelo

As facas da marca Global estão na lista das melhores facas do mercado. Composta por apenas 3 pedaços de aço, seu cabo tem um preenchimento de areia que equilibra o balanço e o peso dessas facas.

O aço presentes nas facas é o Cromova 18, composto de molibdênio, cromo e vanádio desenvolvido pela própria marca. Esse tipo de aço permite que a faca tenha uma maior retenção do fio de corte e resistência a ferrugem.

3 – Faca da marca Tramontina Design Collection linha Accurato

Quando o assunto são as melhores facas, esse modelo da Tramontina não fica para trás. Isso se dá graças a sua precisão e estabilidade da lâmina. Aliás, a lâmina é toda produzida em cerâmica e o cabo totalmente emborrachado, com um pequeno revestimento soft-touch.

Deixe seu Comentário