Passando mais frio do que acha tolerável no seu quarto? Talvez seja o caso de investir em um lençol de flanela.
Lençol de flanela é conhecido por esquentar naturalmente graças ao seu tipo de tecido, composto por algodão, lã e fibras sintéticas. Por isso, é recomendado usar em épocas de baixas temperaturas.
Mas e se você não estiver neste momento no inverno e a temperatura não está tão baixa, ainda assim é recomendado investir em um lençol de flanela?
Existem alguns fatores a se considerar.
Há algo que possa ser feito no ambiente para deixá-lo mais aquecido?
Alguns cri-cris podem sugerir o “deixar de ser friorento”. Mas isso não é defeito – e nem qualidade -, é apenas uma constatação, um problema que tem que ser controlado e ponto.
Antes de pegar o cartão e encomendar o seu lençol de flanela é bom avaliar e fazer alguns experimentos, se possível.
O quarto está totalmente vedado? Obviamente janelas abertas não contribuem nada para garantir uma noite quentinha ou menos friorenta, mas pequenas frestas também podem contribuir para o gelo.
O quarto é muito grande e com poucos móveis? Tentar deixa-lo mais “povoado” é uma boa prática. Não precisa usar necessariamente móveis, mas algo que ajude a armazenar calor, como tapetes e roupas.
Papel armazena calor. Talvez seja uma boa transferir algumas prateleiras de livro para o seu quarto, o mesmo quanto à revista e jornais, caso os tenha.
E o parceiro e parceira?
Outra coisa a se avaliar antes de sair à caça por um lençol de flanela é avaliar se o parceiro ou parceira de cama vai se dar bem com o investimento.
Às vezes eles podem ser o total oposto de você quanto às sensações térmicas. Repetindo: lençol de flanela é ideal para baixar temperaturas, porque o danado esquenta.
Para que tenha uma noção, o ambiente deve estar com temperatura inferior a 24ºC.
Mas inferior de um jeito constante. Virou moda em algumas regiões do país se viver uma “gangorra climática” em algumas épocas. De manhã faz frio, a tarde esquenta que nem o diabo, de tarde chove, faz friozinho e depois que vai se deitar começar a esquentar de novo. São Paulo, capital, é assim, por exemplo.
Tem que ser frio, mas frio pra valer, que vem pra passar um período de férias na sua casa e não só para fazer uma visitinha.
Outro detalhe, se optar por lençol de flanela a roupa de cama ideal é a com fibras naturais.
Sobre o lençol de flanela
Alguns detalhes que deve saber ao comprar um lençol de flanela.
Para ser o seu verdadeiro aliado no frio ele precisa ser 100% de fibras de algodão.
Preste atenção nas medidas, pois lençol de flanela é vendido por tamanho, logo é prudente que tenha ciência das medidas do seu colchão.
Se for de tamanho padrão, a tarefa fica mais fácil, pois é mais simples de encontrar tais medidas. Detalhe que o lençol de flanela deve ter alguns centímetros a mais do que o colchão da cama.
Lavando o lençol de flanela
Como informado anteriormente, o lençol de flanela é composto por uma mistura de fibras e outros tecidos. Engenhosa mistura que requer cuidados na hora da lavagem e secagem, cuidados que garantem maior longevidade da vida útil.
Preste bem atenção nesse e nos próximos tópicos caso tenha percebido que a solução ideal para acabar com as suas noites de frio seja de fato um lençol de flanela.
Sem dúvida não é nada agradável gastar uma verba (esse tipo de lençol não costuma ser barato) e vê o seu investimento se deteriorar rapidamente.
Confira a seguir o passo de como lavar o seu lençol de flanela.
Passo a passo lavagem (e secagem) de lençol de flanela
Colocando na máquina e programando a lavagem
Coloque o lençol de flanela pelo avesso na máquina de lavar. Tal medida evita que muitos pelos saiam do lençol logo na primeira lavagem.
A lavagem deve ser feita em temperatura baixa, mas a temperatura pode variar dependendo do seu tipo de lençol.
Por exemplo, o ideal de lençóis de flanelas brancos é 60º. Em caso de lençóis coloridos, baixa-se para 40º e se forem de tecido muito delicado, 30º.
Importante: o programa de lavagem tem que ser sempre curto e jamais a centrifugação deve ser intensa.
Lençóis bordados ou com babados
Esses tipos de lençóis são os mais delicados e todo cuidado é pouco para não danificá-los.
Uma baita dica é comprar uma rede para colocá-la na máquina antes do lençol, de modo a fazê-la uma capa protetora, mas vazada o suficiente para não atrapalhar o processo de limpeza.
Máquina inteiramente reservada
O lençol de flanela tem que ser sempre o dono da festa, não pode compartilhar, ao menos o ideal é esse, o espaço da máquina com nenhuma outra peça.
Tal necessidade se explica pelo fato de se usar produtos específicos, tema de nosso próximo tópico, e temperatura específica para lavá-lo. Portanto, lavar junto com peças que necessitam do uso de outros tipos de produtos e temperaturas não é o mais indicado.
Evitar é sempre melhor.
Mais uma dica: faça um enxágue na máquina depois de retirar o lençol para tirar os pelinhos que saem durante o processo de lavagem. Medida providencial para evitar que as peças da limpeza seguinte saiam junto com os restos do lençol.
Mesmo com esse cuidado é recomendado avaliar bem o tipo de tecido a colocar na máquina após a retirada do lençol de flanela.
Produtos usados
Jamais use amaciante para lavar esse lençol. Ele causa efeito de desprender as fibras e fazer bolinhas por toda a peça.
Use somente um detergente para roupas delicadas.
Secando
Como a centrifugação tem que ser suave, o lençol sai com umidade excessiva.
No entanto, nem pense em torcer, pois pode deformar a peça.
O que tem que fazer é pendurá-la para secar imediatamente.
Outra possibilidade é usar o secador. Entretanto, use em temperatura quase fria.
Estique com as mãos as rugas depois de secar com o secador, dobre o lençol e o guarde.
Gostou deste conteúdo sobre lençol de flanela? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.
Deixe seu Comentário