Saber escolher rack para sala é uma missão bem difícil nos dias de hoje. Afinal, além de ser um dos itens mais versáteis num projeto de decoração, tende a chamar muito a atenção dos seus convidados.
Nesse sentido, eles estão disponíveis no mercado nas mais diferentes marcas, tamanhos, formatos e cores. Tudo para você poder agregar o valor que a sua sala-de-estar precisa ter. Além do mais, um rack para sala também precisa auxiliar na organização do ambiente e dar o apoio estratégico para objetos decorativos.
Enfim, se você procura dar mais funcionalidade para esse espaço, acompanhe conosco o artigo a seguir. Ao certo, você vai poder ampliar seu imaginário e investir no modelo de rack para sala ideal para seu projeto.
Dicas para escolher um rack para sala ideal
Nos dias de hoje, com tantos dispositivos tecnológicos presentes em nossas vidas, um rack para sala moderno deixou de ser apenas uma estante para televisões. Até porque o emprego de painéis para as TVs estão se tornando cada vez mais comum.
Isso porque esses aparelhos podem ficar mais altos e ainda estar na altura adequada para uma experiência visual e auditiva aprimorada. Aliás, em linha gerais, esses móveis costumam ser encontrados em vários materiais.
No entanto, as versões mais populares à venda são o s racks produzidos em MDF, MDP ou madeira. Partindo dessas linhas, quase todos os modelos apresentam design simples. Ou seja, não costumam ter ornamentos ricos em detalhes, apenas puxadores e frisos diferenciados para ganharem mais destaque.
Enfim, antes de ir às compras, tenha em mente que o rack para sala também tem as funções de organizar e decorar o ambiente. Para isso, veja como acertar no modelo ideal ao analisar os seguintes fatores que listamos a seguir.
Defina o que ficará apoiado nele
Uma das primeiras dicas, antes de investir num rack para sala, procure definir quais objetos serão guardados e quais ficarão apoiados nele. Contudo, leve em consideração que certos aparelhos e dispositivos como home theater não devem ficar fechados dentro do móvel. Em contrapartida, você pode adicionar um buffet dentro da sua sala para a decoração fica interessante.
Rack para sala suspenso ou planejado?
Se for seu caso, existem também as opções de rack para sala com painel. Aliás, elas podem ser encontradas nas versões com kit de e painel para TV separados ou apenas com o painel embutido. O importante é que os materiais sejam os mesmos para combinarem entre si.
De qualquer forma, caso você precise de rack para sala pequena, invista nos modelos planejados. Até porque eles são produzidos seguindo à risca as medidas da sua sala. Enfim, para ambientes menores, recomendamos que seu rack também não seja muito grande, pois o resultado pode ficar desproporcional à sua decoração.
Fique de olho nas medidas do móvel
Conforme já falamos sobre medidas no tópico acima, vale reforçar essa dica. Assim, não se esqueça de calcular a profundidade e altura do rack. Apesar de você poder chamar um profissional do ramo, saiba que o ideal é manter sessenta centímetros entre os móveis, facilitando a circulação de pessoas.
No entanto, em salas pequenas, indicamos que você evite instalar um rack muito alto. Afinal, esse erro dará a sensação de que sua sala é ainda menor. Por isso que recomendamos o rack suspenso como um modelo interessante para salas pequenas.
Vale lembrar que o uso de puffs abaixo do rack é uma estratégia interessante. Além do mais, você não compromete a circulação e ainda adiciona mais assentos nessa área que costuma ficar desocupada.
Ainda falando de salas muito pequenas, uma possibilidade é você o rack e investir apenas num painel para TV, acionando ainda algumas prateleiras de apoio para que o espaço seja otimizado. Por outro lado, caso sua sala seja longa, utilize um rack para sala com comprimento maior e mais fino.
Rack com painel para TV maximiza o espaço
Uma dica valiosa desse artigo é você utilizar um rack para sala com painel para TV. Dessa forma, a televisão fica anexada ao painel, mantendo os fios ocultos e mantendo a estética de uma decoração eficiente. Além do mais, esse rack ainda fica livre para você apoiar demais objetos.
O rack precisa combina com toda a decoração
Uma dica imprescindível, mas logica sobre esse assunto, é você deixar o rack para sala combinar com toda a decoração. Afinal, além de chamar muita atenção, ele faz a diferença justamente por tender a estar à altura dos olhos.
Nesse sentido, se você optar por estilos de decoração descolado, clássico ou moderno, seu rack vai precisar seguir a linguagem. Além do mais, observe se os demais móveis do ambiente estão no mesmo padrão, como poltronas, mesa de centro e sofás.
Invista num rack para sala com cores neutras
Em linhas gerais, é uma boa escolha combinar racks com elementos clean da decoração, como cortina e tapete. Para isso, opte por racks em tons claros para não ter erro, como modelos clássicos brancos ou até mesmo espelhados.
Até porque esses tons mais claros ainda dão uma maior sensação de amplitude a salas menores. Neste caso, você também pode apostar nos modelos de rack com porta de correr, o que ajuda a economizar mais espaço.
Considerações finais
Os modelos de rack para sala que estão disponíveis no mercado são inúmeros. Sejam personalizados ou adquiridos por pronta-entrega, primeiro você precisa analisar alguns fatores influenciam na escolha, como tamanho, estética e design do móvel.
Nesse sentido, siga sempre dicas e orientações para sua decoração ficar show com um rack para sala. Para isso, tenha em mente as seguintes características:
- Defina a finalidade do seu rack no ambiente, como o que será guardado ou apoiado nele;
- Para ambientes pequenos, invista em modelos suspensos ou planejados;
- Anote as medidas adequadas para seu rack de sala, como profundidade e altura;
- Analise bem o design do móvel, pois seu formato precisa ser compatível com a decoração local;
- Prefira cores e tons neutros, como preto e branco para combinar mais facilmente com o estilo da decoração;
- Para auxiliar na funcionalidade e ajudar na circulação de pessoas, aposte em racks embutidos.
Deixe seu Comentário